Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestaram-se na noite deste domingo (9), reforçando o pedido de liberdade ao petista após a publicação de três reportagens do site The Incercept Brasil. As matérias apontam uma parceria entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato na condução dos processos da Operação.
“Ninguém pode ter dúvida de que os processos contra o ex-presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos. O restabelecimento da liberdade plena de Lula é urgente”, alega a defesa.

De acordo com o Intercept, Moro chegou até a interferir no encaminhamento da Operação Lava Jato. O site mostra conversas do então juiz com Dallagnol ou entre Dallagnol e outros procuradores. Segundo o site, as provas foram adquiridas pelos jornalistas por uma fonte anônima antes do episódio, na semana passada, no qual Moro foi hackeado.

Com esse cenário de questionamentos à Lava Jato, a defesa do petista ressaltou que Lula é perseguido politicamente e foi sujeito à diversas arbitrariedades.


Fonte: FONTE: Portal Paraná/Foto: Marlene Bergamo/Folhapress