O departamento de Agropecuária da Prefeitura de Enéas Marques está ampliando o serviço veterinário clínico e reprodutivo através do PAP – Programa de Apoio à Propriedade.

No programa de inseminação busca-se o melhoramento genético na bovinocultura leiteira, possibilitando o aumento da produção com qualidade.

De acordo com Celso Bernardi, diretor do departamento, o programa vem sendo adequado a realidade do setor produtivo. “O Município possui o sistema de botijões comunitários, onde atuam 06 inseminadores. Outros 100 botijões são mantidos em parceria com os produtores. Através do programa a prefeitura repassa o nitrogênio líquido, luvas, bainhas e o subsidio de até 70% do sêmen bovino, com base no cadastro de animais junto a ADAPAR.” Explicou.

Celso destacou que através dos cursos de manejo e inseminação o produtor está melhor capacitado e pode realizar a inseminação no momento certo, evitando a repetição de cio, o que compensa o investimento na aquisição do botijão. Ele ressalta que a meta é que todos os produtores sejam independentes na inseminação do seu rebanho.

O diretor informou ainda que a qualidade genética do sêmen bovino ofertado é aferida em provas realizadas pela equipe técnica da prefeitura que avalia também a conformidade com as exigências do rebanho no município.

Para o prefeito Maikon Parzianello o melhoramento das técnicas de produção estão cada vez mais presentes na produção do leite. “Nos últimos anos o grande trabalho realizado neste setor vem alcançando a qualidade que é tão exigida pelas empresas. A grande maioria dos produtores do município está no caminho certo, buscando a qualificação e investindo conscientemente para ter o melhor resultado.” Frisou o prefeito.

Fonte: FONTE: Assessoria