Agricultores de toda a região participaram ontem (28), do encontro de produtores de olericulas da fronteira, em Santo Antonio do Sudoeste. O evento procurou discutir o potencial da região sudoeste para a produção e exploração de hortaliças, como alface, cenoura, chuchu, repolho, tomate, couve, beterraba, dentre outros. No encontro os agricultores de toda a região receberam dicas técnicas de como melhorar a produção, bem como aguçar a visão dos produtores para o amplo mercado de olerícolas.

Com o aumento da demanda por alimentos cada vez mais saudáveis, naturais e cultivados em sistemas de produção sustentáveis, as olerícolas têm ganhado espaço nas unidades familiares, principalmente. Uma vez que, tais culturas possuem ciclos biológicos consideravelmente curtos, o que proporciona mais de um cultivo por ano, consequentemente, gera uma boa rentabilidade em pequenas áreas quando comparado a grandes culturas, como soja e milho, por exemplo.

No entanto, o cultivode olerícolas exigem tratos culturais intensivos, demandando mão-de-obra constante durante todo o ciclo das culturas implantadas. Por vezes, esta é uma atividade econômica de alto risco para o produtor rural, principalmente em sistema convencional (a campo), em função de que as plantas ficam sujeitas a maior ocorrência de problemas fitossanitários, estando expostas às condições climáticas, como ainda pode ser afetada significativamente ou não pela instabilidade de preços no momento de comercialização.

Uma área com potencial e a possibilidade de diversificação da produção, bem como a permanência da juventude no campo. Trabalho sendo realizado junto ao produtor, que além de melhorar as movimentações financeiras podem atrair uma série de negócios.

Fonte: FONTE: Portal Tri