A consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2019, e que inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018, vai abrir às 9h desta segunda-feira (9). A informação foi divulgada pela Receita Federal na última sexta-feira (6).

Além disso, os contribuintes terão o dinheiro depositado no dia 16 deste mês, ou seja, na outra segunda-feira. O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, o que totaliza um valor de R$ 3,5 bilhões.

Governo estuda reduzir todas as alíquotas do Imposto de Renda

RESTITUIÇÃO DO IR
O pagamento das restituições começou no dia 17 de junho e vai até 16 de dezembro, em sete lotes mensais. Quanto antes o contribuinte tiver entregado a declaração com os dados corretos à Receita, mais cedo será ressarcido.

Além disso, pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e os que têm doença grave têm prioridade.

Por fim, a restituição fica disponível durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, é preciso fazer um requerimento na internet.

COMO VERIFICAR RESTITUIÇÃO DO IR
De acordo com o Fisco, o contribuinte pode acompanhar o processamento da declaração do serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita.

Em seguida, é preciso informar o CPF e a data de nascimento. A mensagem “crédito enviado ao banco” aparecerá caso a restituição tiver entrado no quarto lote.

Outra opção é ligar para o 146 (Receitafone).

Se o valor não tiver sido credito, o usuário pode ligar para o 4004-0001 ( se estiver nas capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades). A outra opção é ir até uma agência do Banco do Brasil. Lá, o contribuinte pode agendar o crédito no próprio nome, em conta-corrente ou poupança, em qualquer banco.


Fonte: FONTE: https://paranaportal.uol.com.br | FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil