Na manhã desta terça-feira (10), estivemos visitando a ponte próximo ao centro de eventos em Salto do Lontra, que tem passagem do Rio Lontra. A água do rio que abastece o município, está bem abaixo do que o normal. A falta de chuva também tem afetado um dos pontos turísticos da cidade. A gruta do Saltão, localizado na Linha Toscan, está com o nível de água baixo, inclusive ocasionando pouca vasão na cachoeira que se forma.
Nas lavouras a seca também tem agido. O trigo começou a ser colhido, e a produção está sendo a metade do previsto, segundo o Deral da Seab. Nesse caso, a geada do início de julho também prejudicou o desenvolvimento das plantas.
Quem tem tudo pronto para o plantio está mais cauteloso. Devido à baixa umidade do solo, produtores estão atrasando o plantio de milho, que deveria ter iniciado em 20 de agosto, e o mesmo deve ocorrer com a soja, que começa a ir para o solo no próximo final de semana.
A soja pode ser plantada até dezembro, no entanto, na microrregião de Beltrão metade das lavouras são cultivadas no início de setembro, para poder colher antes e ainda plantar culturas de safrinhas em janeiro como o feijão, soja e milho. Animais também sofrem com a estiagem. O tempo mais seco restringe o fornecimento de água ao gado leiteiro e ainda atrapalha a formação de pastagens. Isso reduz a produção.