Nesta semana a COOPERATIVA DE PRODUÇÃO E CONSUMO CONCÓRDIA – COPÉRDIA, efetivou a instalação de mais uma unidade de produção de suínos em Enéas Marques. A propriedade do agricultor Geraldo Ribeiro é a primeira a adaptar o espaço onde funcionava o aviário de perus para o alojamento de terminação de suínos (de 23 até 130kg) para o abate. Os leitões que serão alojados nesta propriedade são criados em granjas denominadas de Unidades Produtoras de Leitões (UPL) e posteriormente passam pelo ciclo de “Crechário”, este, instalado na propriedade de Leucir Zauza na região próximo a Enéas Marques.

Para o produtor Geraldo Ribeiro a expectativa é muito boa para a parceria com a cooperativa e o retorno do investimento. “Com o fim da atividade na produção de Perus precisamos encontrar alternativas, foi assim que fizemos o contato com os técnicos da copérdia, fomos até Santa Catarina pra conhecer boas experiências de produtores de suínos e estamos acreditando na atividade. Estamos alojando 800 leitões nesse formato de integração, o investimento com recurso de financiamento próprio é de R$ 250 mil reais, para adaptação de uma unidade utilizando o aviário destivado.” Conta.

Rafael Libano, Supervisor e Técnico da Cooperativa, explica que outros produtores já estão na fase de construção para futuros alojamentos no ciclo de terminação/engorda. “Somente aqui na região sudoeste são pelo menos 25.000 animais que serão alojados para o ciclo terminação, com isso temos a necessidade de fomentar maior quantidade de propriedades que produzam leitões e que façam sua recria e engorda”.

De acordo com Rubival Occhi, sócio – proprietário da Qualyagro, empresa localizada no município de Dois Vizinhos e principal parceira da Copérdia no Sudoeste do Paraná, em 2017, a empresa Qualyagro iniciou a parceria com a Copérdia através do fomento para a produção de leitões.

“A parceria trouxe a oportunidade para o desenvolvimento de toda a região de abrangência, e já em 2018, a Copérdia iniciou as atividades em Enéas Marques, visando fomentar a suinocultura no município e região, aproveitando a capacidade instalada e a vocação de produtores do município nesta área, e, buscando parceiros para o alojamento de matrizes suínas.” Disse.

“Para nós, ajudar tantos produtores, é fazer na essência da palavra, o verdadeiro Cooperativismo. A Copérdia é diferente de tudo oque já conhecemos. Nunca nesta região, tivemos uma Cooperativa, tão preocupada e comprometida não somente com a produção, mas com a qualidade de vida de nossos produtores”, enfatiza Occhi.

A Copérdia tem sua sede matriz localizada em Concórdia - SC, tendo como Presidente o Senhor, Vanduir Luis Martini o qual tem a responsabilidade de junto dos mais de 1.200 colaboradores e de 17 mil associados, fazer da Copérdia, uma Cooperativa de princípios Cooperativos, atuante no mercado, tendo como pilares principais a: Velocidade, Aproximação e Consolidação.

A Copérdia atua também nas áreas de Supermercados, Lojas agropecuárias, atividade leiteira, fábrica de rações, tratamento de madeira, cereais, postos de combustíveis, e afins. Recentemente, instalou a maior usina fotovoltaica de Santa Catarina.

Silvonei Conte, Gerente Regional, informou que o Fomento de Suinocultura, conta com aproximadamente 65 mil matrizes de suínos em produção, fomentando a produção de mais de 900 produtores ligados a Suinocultura e mais de milhares de associados nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

“A Copérdia entregará para a Cooperativa Central Aurora Alimentos em 2019, mais de 1,3 milhões de suínos gordos, sendo que a meta para Junho de 2.020 é alcançar a marca de 5.832 suínos entregues/dia á Central.” Informou.

Silvonei destacou ainda que a expansão na região inclui a abertura de uma Loja Agropecuária da Copérdia no Município e uma futura fábrica de rações, finalizou o Gerente.

Segundo o Prefeito Maikon Parzianello, é perceptível o quanto a Copérdia e a Qualyagro, acreditam em nosso município e na região como um todo, por isso queremos manter um parceria sólida com estas empresas. “O poder público está oferecendo a sua parcela de contribuição para viabilizar estes empreendimentos, os produtores de Enéas Marques e demais Municípios, terão melhores condições para se manter no meio rural, movimentando o setor produtivo da agropecuária.”


Fonte: FONTE: Assessoria