Assessoria - As eleições para a escolha de conselheiro tutelar para o município de Ampére acontecem neste sábado, 02. O pleito será realizado das 9h às 15h na Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Bairro São Francisco. Seis urnas estarão disponíveis para aperfeiçoar o processo de votação. Para votar é necessário apresentar título de eleitor e documento com foto. Só é permitida a escolha de apenas um candidato.
O processo seletivo para contratação de conselheiro tutelar iniciou em abril deste ano. No mesmo mês, foi aberto o prazo para a realização das inscrições. Em maio, ocorreu a aplicação do teste seletivo. No mês de junho, foi realizado o teste psicológico com os candidatos habilitados. Após a eleição e a apuração dos votos, no dia 06 de agosto acontece a diplomação e posse dos suplentes.
De acordo com a presidente do CMDCA, a participação da população na eleição é muito importante. “Como é de responsabilidade do Conselho Tutelar zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, é de suma importância a participação de toda a comunidade na escolha dos membros que serão os responsáveis pela aplicação destas ações”, explica a assistente social, Claudia Matei da Rosa.
Confira abaixo cada candidato e suas respectivas propostas:
Candidata: 01
Nome: Nilza Demarco
Estado civil: Solteira
Escolaridade: Ensino Médio Completo - Magistério
Proposta: Garantir e preservar os Direitos da Criança e do Adolescente conforme o Estatuto, estudar cada caso com o devido respeito e compreensão e, da melhor forma possível, encontrar soluções, sempre preservando tanto os direitos e também deveres das crianças e adolescentes de nossa cidade, pois acredito que cuidando das crianças e dos adolescentes teremos adultos com mais dignidade, respeito e com melhores oportunidades.
Candidata: 02
Nome: Edimara Cristina Goralski Américo
Escolaridade: Ensino superior cursando – Ciências Biológicas
Estado civil: Casada
Proposta: Pretendo junto com as escolas e com a comunidade em geral, defender os direitos das crianças e adolescentes, sem deixar de lado os deveres a cumprir. Quero realizar rondas nas escolas nos horários de saída e entrada de alunos a fim de evitar alunos fora das aulas. Também quero fazer visitas às instituições de ensino para acompanhar os problemas que surgem neste ambiente. Tentar junto com as autoridades trazer novamente a Casa Lar para Ampére evitando, assim, o deslocamento para visita tanto de pais quanto de conselheiros.
Candidato: 03
Nome: Helenson Marcos de Quadros Duarte
Escolaridade: Ensino superior incompleto.
Estado civil: Solteiro
Proposta: Quero atuar em parcerias com os movimentos sociais, trabalhar junto às comunidades com intuito de orientar sobre os direitos das crianças e adolescentes, trazendo sugestões para melhorar e ampliar as garantias desses direitos. Pretendo zelar pelas famílias que procurem o conselho tutelar transmitindo a elas segurança e esperança através de um atendimento de qualidade. Implementar parcerias com as secretarias de educação e cultura, visando criar projetos de incentivos a crianças e adolescentes nas artes, educação e esportes, fazendo com que esse público descubra seus potenciais, e esses sejam aproveitados nas várias demandas ofertadas pelo município.
Candidata: 04
Nome: Marileide do Nascimento Galvão
Estado civil: Casada
Escolaridade: Ensino Superior Cursando - Pedagogia
Proposta: Vou atuar com precisão, ajudar as crianças e adolescentes com absoluta prioridade pelo resgate de valores nas famílias. “Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura, pelo que é, respeito pelo que possa ser”.
Candidata: 05
Nome: Eliese Aparecida Schesca Müller
Estado civil: Solteira
Escolaridade: Ensino superior completo em pedagogia
Proposta: Fazer o atendimento necessário para as crianças e os adolescentes, estando sempre à disposição para ajudá-los na melhor maneira possível através do meu conhecimento e da minha experiência já adquirida.
Candidata: 06
Nome: Tatiane Uncini
Estado civil: União Estável
Escolaridade: Ensino superior completo em Serviço Social e MBA em Recursos Humanos e Finanças
Proposta: Pretendo não ser apenas uma porta–voz de notícias, mas estar sempre à disposição da comunidade em busca da solução dos problemas, zelando sempre pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Focar o trabalho em equipe para que juntos possamos melhor atender nossa demanda, desenvolvendo assim um trabalho social de interesse, compromisso e responsabilidade, além de fiscalizar as ações políticas e sociais inerentes às crianças e adolescentes trabalhando em conjunto com a família.
Vale salientar ainda, que estamos aqui para zelar pelos direitos assegurados tanto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069, quanto o que institui a Constituição Federal de 1988, porém, não podemos deixar em esquecimento os deveres destes cidadãos, que assim como todo e qualquer indivíduo, direito e dever necessitam caminhar o mais juntos possível para que se possa investir em estratégias de melhorias, e assim possamos obter a formação de uma sociedade mais justa, pacífica e solidária.