Assessoria - Com o objetivo de manter os beneficiários do programa Bolsa Família sobre os seus direitos e deveres, foi realizado na última semana um encontro com as famílias beneficiadas pelo programa. O encontro aconteceu no Restaurante Águia, na tarde de sexta-feira (01). A Secretaria de Assistência Social promove reuniões periódicas com os beneficiários (a), repassando informações atualizadas do programa e acompanhado o dia a dia destas famílias, no que tange aos objetivos do Bolsa Família, como a frequência escolar, vacina e pesagem das crianças e a participação ativa dos beneficiários nas reuniões.
Além da Secretária da Assistência Social, a Neguinha, também participaram do encontro a Coordenadora do Cras, Adriana Balotin, a gestora do Bolsa Família no município, Katiane Brandão, demais profissionais da área social do município e uma equipe do Escritório Regional de Francisco Beltrão da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, capitaneada pela Chefe da unidade, Franciele Schimidtz, que atendeu a um convite da Secretária Neguinha, para palestrar no encontro, esclarecendo quaisquer dúvidas sobre o programa.
Ela orientou as quatrocentas famílias presentes sobre as obrigações dos beneficiários e do poder público. Franciele destacou que o Bolsa Família existe para dar mais dignidade as pessoas. A representante do Estado também esclareceu dúvidas sobre o Família Paranense; programa do Governo do Paraná destinado às famílias que já fazem parte de outros programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.
Em Nova Prata do Iguaçu mais de 500 famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família. No último mês foram 506 famílias beneficiadas. Destas, sessenta e quatro também foram beneficiadas pelo Família Paranaense no mesmo período. Conforme a renda da família, o benefício pode ser alterado, já que o cadastro é acompanhado mês a mês. Ou seja, algumas famílias entram nos programas e outras deixam de receber o benefício, quando alcançam o principal objetivo de um programa social, que é melhorar as condições de vida de uma pessoa, como aprendizado profissional, encaminhamento ao emprego e melhoria de renda. O município transportou gratuitamente os 400 beneficiários que participaram da reunião, alcançando um índice de 80% de participação.
A Secretaria de Assistências Social de Nova Prata do Iguaçu e o Escritório Regional da Secretaria do Estado da Família e Desenvolvimento Social trabalham em sintonia, num trabalho voltado para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Ao final do encontro, foi servido lanche e refrigerante aos presentes, fechando o momento num clima agradável de confraternização.