O Ministério da Saúde afirmou ontem, 26, que está comprovado o caso positivo de coronavírus em São Paulo. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente chegou ao Brasil vindo da Itália.
O hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído em três horas, comprovando a infecção por coronavírus.
Além do 1º paciente confirmado com o novo coronavírus, o Brasil tem, ainda, outros 20 casos suspeitos sendo investigados. 12 das 20 pessoas estiveram na Itália, que enfrenta um surto da doença.
Ainda dentro dos 20 casos monitorados, duas pessoas viajaram para a Alemanha, duas para a Tailândia, uma para a China, uma para a França, uma teve contato com o paciente confirmado e uma teve contato com um caso suspeito.
Outros 59 possíveis casos já haviam sido descartados pelo governo brasileiro.
O novo coronavírus, que causa a doença do Covid-19, pode ser morto por produtos de limpeza desinfetantes de fácil acesso, como álcool 70%, água sanitária e até com a combinação de água e sabão.
Por isso, é de grande importância e eficácia que se tome como hábito lavar constantemente as mãos e o pulso, com água e sabão, ou com álcool em gel. O álcool e a água sanitária podem ser utilizados também para a limpeza de superfícies.

Com informações do site G-1.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil