Assessoria - Salto do Lontra realizará na semana que vem, segunda, terça e quarta-feira, dias 02, 03 e 04, um mutirão para coleta de materiais que possam acumular água nos bairros da cidade. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O coordenador de combate à dengue no Município, Everton Bandeira pede a ajuda da população. “Estaremos passando nas residências, fazendo um mutirão, um arrastão para coleta de todo tipo de material que possa acumular água para darmos a destinação correta. Mais uma vez pedimos a população que nos ajude, que faça sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti” e acrescentou “já temos casos confirmados de dengue em nossa cidade e por isso, o empenho de todos é fundamental nesta luta contra a doença” finalizou.
Salto do Lontra já tem 10 casos de dengue, desde o início do ano. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 26, pela Secretaria Municipal de Saúde. Outros 17 casos suspeitos ainda estão sendo investigados através de exames e 15 foram descartados.
Segundo a pasta, a maior incidência ocorre nos Bairros Olaria e Cooperativa, mas já há suspeitas em moradores de outros bairros e até em localidades do interior do município.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Foto: Na foto o coordenador de combate à dengue no Município, Everton Bandeira.