Nesta semana, segunda, terça e quarta-feira, dias 02, 03 e 04, foi realizado na cidade de Salto do Lontra um mutirão de combate à dengue para coleta de materiais que acumulam água. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue também transmite zika, chikungunya e febre amarela.
O coordenador de combate à dengue no Município, Everton Bandeira disse que foi coletada uma grande quantidade de materiais. “Com o empenho e a dedicação de todos que trabalharam neste mutirão, fizemos a coleta de grande quantidade de diversos tipos de matérias que acumulam água, dentre os quais potes, lonas, baldes, latas, garrafas, sacolas plásticas, pneus, enfim, os quais foi dada a destinação correta” e acrescentou “há alguns dias também fizemos a aplicação de fumacê em mais uma ação de combate a dengue em nossa cidade, além do trabalho do dia a dia dos nossos agentes de endemias. Mas, gostaria de pedir novamente a nossa população que nos ajude, cada munícipe deve também fazer a sua parte, pois somente com a participação de todos é que conseguiremos vencer esta batalha contra o Aedes aegypti” finalizou.
Em Salto do Lontra já são 16 casos confirmados de dengue desde o início do ano. Outros 30 ainda estão sendo investigados através de exames e 20 foram descartados. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 04, pela Secretaria Municipal de Saúde.
E o Paraná entrou em estado de epidemia de dengue, de acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado terça-feira, 03. O número de mortes subiu de 23 para 30 em uma semana.
Para se configurar uma epidemia de dengue, é necessário ter mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. A incidência da doença no Paraná é de 336,21 por 100 mil habitantes, segundo o boletim.
No total, 106 municípios estão em epidemia, 15 a mais que na semana anterior. Em situação de alerta para a dengue estão 47 municípios.
De acordo com o levantamento, são 44.441 casos confirmados da doença. O boletim epidemiológico reúne dados coletados desde julho de 2019.