Assessoria - Educadores das redes municipal e estadual de ensino de Ampére participaram nesta segunda-feira, 11, de uma oficina sobre hortas escolares. A minipalestra, realizada na sala de licitações da Prefeitura Municipal, foi proferida pela engenheira agrônoma Luchele Sirtoli. O objetivo da atividade foi oferecer informações básicas para a implantação e cultivo de hortas nas escolas.
Na oficina, foram discutidos desde a implantação até o manejo dos canteiros e sistemas de irrigação. “Trabalhamos a formação dos canteiros, a correção do solo, a adubação de base, produção de mudas e discutimos também qual o melhor método para a irrigação da horta”, detalha a engenheira.
Algumas escolas e creches já trabalhavam com o cultivo de hortas. Dessa forma, possível realizar a troca de experiências e a retirada de dúvidas. “Sentimos um interesse muito grande por parte das escolas. Como algumas já possuem suas hortas, os professores puderem tirar as suas dúvidas e avaliar seus procedimentos”, aponta Luchele.
A partir de agora, uma nova oficina será realizada para a explanação a respeito das culturas. “Em um próximo momento, vamos oferecer uma etapa mais avançada desta oficina direcionada ao plantio, manejo e colheita das culturas”, finaliza a engenheira agrônoma.