Assessoria - Subiu para 38 o número de casos de dengue desde o início do ano em Salto do Lontra. Outros 52 casos suspeitos ainda estão sendo investigados através de exames e 25 foram descartados. Os dados foram divulgados na tarde desta quarta-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Saúde e referem-se ao período iniciado em janeiro, ou seja, somente neste ano.
O coordenador de combate à dengue no Município, Everton Bandeira disse que a situação é preocupante. “A cada dia que passa o número de casos confirmados e de notificações vem aumentando. Infelizmente estamos enfrentando uma situação crítica em nosso município, assim como todo o Paraná. Já fizemos aplicação de fumacê e mutirão de coleta de materiais que acumulam água. Todos os dias nossos agentes estão fazendo bloqueios nos locais onde há casos confirmados, além das visitas domiciliares e do nosso trabalho do dia a dia, mas queremos pedir novamente a população que faça a sua parte, na limpeza de suas residências, de seus terrenos, pois é só com a ajuda de todos que conseguiremos vencer esta batalha contra o Aedes aegypti” finalizou.
No Paraná já são 52.652 casos de dengue. O número de óbitos chega a 37. Os dados são do boletim divulgado na última terça-feira, 10, pela Secretaria Estadual da Saúde. O boletim epidemiológico reúne dados coletados desde julho de 2019.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta com início súbito.
- Dor de cabeça.
- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
- Perda do paladar e apetite.
- Náuseas e vômitos.
-Tonturas.
- Extremo cansaço.
- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
- Moleza e dor no corpo.
- Muitas dores nos ossos e articulações.

Foto: AENpr