Termina no dia 20 de março o prazo para inscrições no curso de Especialização em Direitos Humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. O curso conta com 35 vagas, sendo aberto a qualquer profissional com diploma de ensino superior que se interesse pela temática. O curso é gratuito e as inscrições são on-line.

Inscrição
Os interessados em ingressar no curso devem preencher o formulário que está disponível no site da UFFS (www.uffs.edu.br), na área de cursos de Especialização do Campus Realeza, acessando a terceira edição do curso Especialização em Direitos Humanos.
Além de preencher dados pessoais, o candidato também deve anexar ao formulário cópias digitais dos seguintes documentos: identidade; CPF; diploma de curso superior de Graduação reconhecido pelo MEC ou declaração da Instituição de Ensino Superior (IES) de que o candidato concluirá o curso de Graduação até o ato da matrícula; histórico escolar da Graduação; arquivo PDF do currículo (preferencialmente na versão apresentada pela plataforma Lattes), não documentado; carta de intenções, em PDF, com até três páginas.
De acordo com o Edital nº 97/GR/UFFS/2020 e também com o modelo disponível, a carta de intenções deve apresentar: as motivações para se candidatar à vaga, o tema de interesse para pesquisa, um breve indicativo de referencial teórico com o qual pretende tratar a temática selecionada e esboço metodológico da pesquisa que pretende realizar como trabalho de conclusão de curso.

Seleção
O processo de seleção é composto por duas fases. A primeira consiste na análise do currículo e da carta de intenções. Os selecionados nessa etapa participam da entrevista, segunda fase do processo. A divulgação do resultado da primeira etapa será no dia 30 de março, data em que também será divulgado o horário para as entrevistas, que poderão ocorrer no período de 1º a 7 de abril.
O resultado final da seleção sairá no dia 13 de abril, e as matrículas serão no período de 22 a 24 de abril.

Curso
Com objetivo de produzir reflexão crítica e enfatizar o papel dos direitos humanos na contemporaneidade, o curso de Especialização em Direitos Humanos é formado por três eixos de estudos: Fundamentos Teóricos Bases, abordando aspectos históricos, sociológicos, filosóficos e jurídicos; Cidadania e Direitos Humanos no Brasil, trazendo diferentes seminários temáticos como infância e adolescência, meio ambiente, movimentos sociais, fluxos migratórios, entre outros; Trabalho de Conclusão de Curso.
As aulas iniciam no dia 25 de abril, sendo ministradas aos sábados das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30.

Fonte: Assessoria.