Subiu para 115 o número de casos de dengue desde o início do ano em Salto do Lontra. São 24 novos casos confirmados em uma semana. Outros 28 casos suspeitos ainda estão sendo investigados através de exames e 40 foram descartados. Os dados foram confirmados nesta quarta-feira, 25, pela Secretaria Municipal de Saúde e referem-se ao período iniciado em janeiro, ou seja, somente neste ano.

A enfermeira Daiane Techio, coordenadora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde pede que a população ajude no combate ao Aedes aegypti. “Nesse período em que a maioria da população deve estar em casa como prevenção ao coronavírus, pedimos que aproveitem para dar uma verificada em seus terrenos, em suas residências, e eliminar todo e qualquer tipo de material que possa acumular água” e acrescentou “devemos se prevenir do coronavírus, mas não podemos nos esquecer da dengue. E é somente com o empenho e a dedicação de todos que iremos vencer esta luta” finalizou.

No Paraná já são 76.655 casos de dengue - 11.131 casos a mais em uma semana. Até o momento 57 óbitos foram registrados – aumento de 8 mortes em uma semana. Os dados constam no boletim divulgado terça-feira, 24, pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta com início súbito.

- Dor de cabeça.

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.

- Perda do paladar e apetite.

- Náuseas e vômitos.

-Tonturas.

- Extremo cansaço.

- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

- Moleza e dor no corpo.

- Muitas dores nos ossos e articulações.



Foto: AENpr