Assessoria - Enquanto as águas dos rios voltavam ao leito normal, a Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu através do Departamento de Viação e Obras intensificava o trabalho de recuperação das pontes, estradas e bueiros. A equipe do Departamento trabalhou em várias frentes para restabelecer o trafego em todo o Município e o acesso a todas as Comunidades.
O Diretor do Departamento de Viação e Obras Lauri Donida Negrote relatou que com as fortes chuvas ocorridas no mês de junho desse ano, com destaque para as enchentes ocorridas no final de semana do dia 08 de junho os danos causados a pontes, bueiros e estradas de Boa Esperança do Iguaçu são em valor praticamente incalculável, quase meio milhão de reais serão gastos apenas na reconstrução de pontes e bueiros.
Negrote relatou que na cidade de Boa Esperança do Iguaçu diversos bueiros foram entupidos, destruídos ou danificados, ainda as duas pontes na cidade sobre o Rio Boa Esperança – Micos tiveram danos em especial a ponte na Avenida Demétrio Pinzon que chegou a ser aberta pelas máquinas do setor rodoviário para conter o alagamento. As informações também foram repassados pelo Diretor de Urbanismo e Serviços Públicos Ervino Alberton que destacou o empenho da equipe na limpeza e recuperação na estrutura pública na cidade que havia sido danificada pelas fortes chuvas.
Houve danos ainda na ponte do Rio Canoas que da acesso ao Município de Dois Vizinhos, danificada também a ponte entre a Barra do Piracema e a Comunidade de Piracema – Dois Vizinhos.
Já o Prefeito Claudemir Freitas relatou a destruição total da ponte que foi recentemente reconstruída entre as Comunidades de Linha Salvático e Fazenda Veroneze – Vai Quem Quér interior do Município, a ponte já foi reconstruída mas o acesso entre as localidades ficou interrompido por mais de 30 dias.
O Prefeito relatou ainda a grande quantidade de bueiros danificados ou destruídos no interior do Município que foram praticamente todos recuperados. E por fim relatou a parceria com o Prefeito Mauricio Baú de Salto do Lontra para a reconstrução da única ligação entre os Municípios a ponte sobre o Rio Jaracatiá entre as Comunidades de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião, ponte que só neste ano foi destruída duas vezes e que hoje está totalmente reconstruída.
Outro acesso prejudicado foi entre as Comunidades de Salto Canoas com a Comunidade de Linha Guajuvira interior de Cruzeiro do Iguaçu que foi praticamente destruída pelas chuvas.
Nesse momento esta praticamente concluído todo o trabalho de recuperação das principais pontes e acessos do Município, conforme relatos da equipe do Departamento de Viação e Obras.
O material fotográfico das pontes destruídas e do trabalho de reconstrução estão publicados no site da Prefeitura na internet para conhecimento público, o endereço é o WWW.boaesperancadoiguacu.pr.gov.br.