Exame feito no Laboratório Central do Estado (Lacen) testou negativo o caso suspeito de Covid-19 que havia em Salto do Lontra. O diagnóstico da paciente, uma moça de 26 anos, ocorreu na semana que passou. Foi coletado material para exame e encaminhado ao Lacen. O resultado saiu nesta segunda-feira, 27.

Neste período, a paciente esteve em isolamento social em sua residência, sendo monitorada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Até a manhã desta terça-feira, 31, não havia nenhum caso suspeito do novo coronavírus no município.

As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

SINTOMAS

Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, são semelhantes ao de um resfriado, como febre, congestão nasal, coriza, dor de garganta, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal nos casos mais graves. Esses sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente. Caso apresente os sintomas, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

FORMAS DE PREVENÇÃO

Alguns cuidados básicos ajudam a reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo coronavírus: lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool em gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.

Também é importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.

TRANSMISSÃO

A transmissão do coronavírus costuma ser pelo contato com pessoas infectadas, por meio de secreções como gotículas de saliva, espirro tosse ou catarro. O vírus pode se disseminar por meio do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, como aparelhos eletrônicos, talheres, notas de dinheiro, entre outros.

CONTATO

A Secretaria de Saúde de Salto do Lontra disponibiliza dos seguintes números de telefone para atendimento sobre coronavírus. (46) 9-9125-6151, 3538-1120, 3538-1523 ou 3538-1180.

Fonte: FONTE: Assessoria