Começou no dia 23 de março, a campanha nacional de vacinação da gripe. Nesta primeira etapa os públicos prioritários são os idosos e trabalhadores da saúde.

A enfermeira da Secretaria de Saúde de Salto do Lontra, Daiane Techio, coordenadora de epidemiologia disse que já foram aplicadas mais de 1.800 vacinas. “Recebemos 1.880 doses de vacina da 8ª Regional de Saúde, das quais aplicamos 1.656 em idosos e 172 em trabalhadores da saúde. Com isso, já alcançamos 100% da meta para estes públicos alvos”.

Nesta quinta-feira, 16, começa a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe para os doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e trabalhadores portuários, pessoas com condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade.

A última fase, que começa no dia 09 de maio, dará prioridade aos professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos, e pessoas com deficiência.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 09 de maio. A campanha segue até o dia 22 de maio.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o coronavírus, já que os sintomas são parecidos.

Fonte: FONTE: Assessoria