

Nova Esperança do Sudoeste ficou em 8º lugar dentre os 42 municípios do Sudoeste do Paraná e na 53ª posição entre as 399 cidades do estado no que se refere à transparência. Um ranking dos portais da transparência de todos os municípios paranaenses foi publicado no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A listagem tem como base o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada prefeitura.
De acordo com o Prefeito Jair Stange esses dados do TCE demonstram a seriedade, a responsabilidade e, claro, a transparência da nossa gestão. Esse resultado é fruto do trabalho de toda nossa equipe de servidores, juntamente com o vice-prefeito e os nossos vereadores. Obrigado a todos que estão sempre nos ajudando na construção de uma Nova Esperança do Sudoeste cada dia melhor finalizou.
Metodologia
Para aferir o desempenho de cada portal, foi firmado um termo de cooperação técnico-científica entre o TCE-PR e a Universidade Positivo, após esta vencer processo de chamamento público realizado pelo Tribunal. Em seguida, foram realizados 12 encontros, entre outubro e novembro de 2019, nos quais 35 alunos do 1º ao 5º ano do curso de Direito da instituição de ensino analisaram a qualidade dos portais da transparência municipais.
Ao longo de todo o processo, os estudantes foram orientados por servidores do TCE-PR que, após os encontros, validaram, por amostragem, os resultados obtidos pelos universitários. A avaliação dos portais levou em consideração cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.
Os quesitos adotados atenderam ao disposto na Resolução nº 9/2018 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), indo além desta norma, com alguns itens conferidos exclusivamente pelo TCE-PR. O ITP será utilizado para o ranking nacional da entidade e, a partir deste ano, deve também fundamentar a avaliação dos portais da transparência das câmaras municipais e dos demais poderes na esfera estadual.
Fonte: FONTE: Assessoria