O final do mês de maio marcou uma escalada dos casos de Covid-19 no Sudoeste do Paraná. Na semana passada, mais cinco cidades da região registraram seus primeiros casos e a soma chegou a 163 até ontem, em 24 municípios diferentes. Além disso, são cinco óbitos, 144 casos suspeitos e 699 pessoas em monitoramento (veja a tabela).
Os municípios que registraram os primeiros casos entre a semana passada e ontem (25 de maio a 1º de junho) foram Coronel Domingos Soares (36), Itapejara D’Oeste (2), Planalto (2), Salgado Filho (2) e Santa Izabel do Oeste (1).
Em Francisco Beltrão, o número de casos passou de 18, sexta-feira, 29, para 24 sábado, 30, e 27 ontem, o que fez o comitê de enfrentamento ao coronavírus no município se reunir e debater medidas para aprimorar a prevenção. Entre as ações, haverá ampliação das testagens e das equipes de monitoramento dos casos suspeitos. A Vigilância Sanitária também deverá reavaliar alguns protocolos.
O prefeito Cleber Fontana (PSDB) participou do encontro e não descartou a possibilidade de suspender atividades caso não haja maior conscientização da população. “É importante que todas as medidas preventivas sejam cumpridas, que continue o isolamento, que não haja aglomerações, enfim, que determinações sejam respeitadas, caso contrário, poderemos avaliar a adoção de algumas medidas”, reforçou.

Santa Izabel e Planalto confirmam primeiros casos
Sábado, 30 de maio, a Secretaria de Saúde de Santa Izabel do Oeste confirmou o primeiro caso de Covid-19. Segundo as informações, trata-se de uma mulher que reside num município vizinho e está na casa de familiares em Santa Izabel. A paciente está bem, em isolamento domiciliar, e a Secretaria segue os protocolos do Ministério da Saúde.
Também no sábado, Planalto havia confirmado o primeiro caso e, ontem, por meio de uma live no Facebook, o prefeito Inácio Werle (PT) informou sobre o segundo caso positivo. “É um caso assintomático, não teve febre, nada. E esse é um momento de evitar contato, ficar em casa, preservar o nosso município. Encarecidamente, a gente pede o uso de máscara em todos os locais e evitar o contato. Caso contrário, nossa vigilância e polícia estão aí e a gente precisa tomar as ações necessárias para evitar que essa contaminação seja espalhada”, disse Inácio.

Verê investiga dois casos
O município de Verê, que foi um dos primeiros da região a registrar casos e tem um óbito por coronavírus, está investigando dois pacientes com suspeita de Covi-19: um homem de aproximadamente 70 anos, morador do interior, que teve contato direto com paciente de Francisco Beltrão que testou positivo; e uma mulher, de aproximadamente 40 anos, moradora do Centro, que apresenta sintomas característicos. Os materiais para exame foram coletados e encaminhados para o Lacen.

De acordo com a assessoria, ambos os casos são considerados leves, mas alertam para a importância da prevenção. Os familiares dos pacientes estão isolados e recebendo acompanhamento direto dos profissionais da saúde do município.


Fonte: FONTE: Jornal de Beltrão