Na foto a vereadora Sandra Ribeiro autora de projeto para instituir em Salto do Lontra o Programa Ca

Por unanimidade os vereadores de Salto do Lontra aprovaram na sessão de segunda-feira, 14, o Projeto nº 02/2014 – de autoria da vereadora Sandra Ribeiro para instituir no Município o Programa Casa do Idoso. “O objetivo é proporcionar ao idoso e seus familiares, bem estar social, melhor qualidade de vida, e melhor integração social”. Agora será encaminhado ao Poder Executivo a quem caberá a sanção.
Projeto
Art. 1° - Fica instituído no Município de Salto do Lontra – PR, o Programa Casa do Idoso, para atender as necessidades dos Idosos.
Art. 2° - Fica determinado que o programa atenda idosos a partir de 65 anos de idade, em horário comercial.
Parágrafo Único: o atendimento deve ter acompanhamento médico, nutricionistas e profissionais na área da saúde.
Art. 3° - O Programa destina-se a atender famílias que não tenham com quem deixar os idosos que vivem com eles, quando saem para seus trabalhos.
§ 1º - O Programa atenderá Idosos selecionados pela Ação Social do Município até atingir o número de vagas que será determinado conforme o espaço físico onde os mesmos forem atendidos.
§ 2º - Os critérios para seleção serão definidos por Decreto Expedido pelo Executivo Municipal.
Art. 4° - O Município poderá firmar convênios com empresas privadas a fim de melhorar a qualidade do atendimento.
Art. 5° - As despesas decorrentes da execução da presente Lei serão pagas por dotações orçamentárias próprias ou suplementadas se necessário.
Art. 6º. - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Justificativa
De acordo com a vereadora Sandra Ribeiro, “o presente Projeto de Lei tem como objetivo proporcionar ao idoso, e seus familiares bem estar social, melhor qualidade de vida, e melhor Integração Social. Inúmeras vezes assistimos ao noticiário e, vemos vários acidentes com vitimas fatais, idosos que, por estarem sozinhos em casa e por possuírem mobilidade reduzida não conseguem transitar pela casa, tem dificuldades de se alimentar, se medicar e até mesmo se banhar, uma vez que estes são totalmente ou parcialmente dependentes de seus familiares. E por isso, às famílias destes idosos deixam seus lares com os corações apertados, angustiados e sem nada que possa fazer, pois para se dedicar ao Pai, Mãe, sogros etc., são obrigados a deixarem o emprego, que às vezes é a única fonte de renda naquele lar. É por isso que este projeto é de suma importância para o Município de Salto do Lontra, pois uma cidade em desenvolvimento não pode deixar de lado e nem desamparar aqueles que já fizeram muito pelo crescimento do município. É valido ressaltar que o Programa destina-se a atender famílias que não tenham com quem deixar os Idosos que vivem com eles, quando saem para seus trabalhos” concluiu.