

A pausa para o pagamento das prestações do financiamento imobiliário da Caixa
Econômica Federal será estendida a partir desta segunda-feira (27) por mais 60 dias, totalizando 180
dias. Até o momento, o número de contratos que tinham pausa de 120 dias chegava a 2,4 milhões, num
total de R$ 8,6 bilhões.
A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve solicitar
o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos
telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7; 0800-726-8068, opção 2 - 4. A previsão é que acrescente
mais R$ 4,4 6 bilhões no valor total de prestações pausadas.
A medida vai beneficiar os
contratos realizados por meio do programa Minha Casa Minha Vida (Faixas 1,5, 2 e 3) e do SBPE
(Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos).
Segundo o banco público, os clientes
pessoas física e jurídica que já tiveram a pausa temporária de 120 dias concluída poderão prorrogar
o prazo por mais 60 dias. E quem ainda não optou por essa alternativa também poderá solicitar a
pausa de 180 dias.
Caixa explica que, para as empresas, a opção de pausa é válida para os
financiamentos à produção de empreendimentos e para os financiamentos de aquisição e construção de
imóveis comerciais (modalidade individual). As opções de pagamento parcial dos encargos ou carência
também serão estendidas para até 180 dias, porém não poderão ser utilizadas em conjunto com a pausa,
diz o banco.
A medida faz parte das ações do banco para oferecer aos clientes
alternativas para enfrentar os efeitos causados à economia pela covid-19. "Estender a pausa é mais
uma medida importante do banco no suporte ao planejamento das famílias brasileiras nesse período de
pandemia e à retomada da economia", diz o presidente do banco, Pedro Guimarães.
A Caixa
já registrou mais de 2,1 milhões de solicitações pelo aplicativo Habitação Caixa, além de cerca de
170 mil atendimentos pelo telesserviço.
Durante o período de pausa, o contrato não está
isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas, informa. Os valores dos encargos
pausados são acrescidos ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente. A taxa de
juros e o prazo contratados inicialmente não sofrem alteração.
Como solicitar?
Para
as pessoas físicas, um dos principais canais é o Aplicativo Habitação Caixa. Ao acessar o
aplicativo, o cliente deve clicar na opção solicitar pausa emergencial. Depois, será preciso
realizar o login. Em seguida, é preciso ler as orientações e clicar em próximo. Na etapa seguinte, o
cliente informará seu número de celular e autorizará a Caixa a enviar SMS sobre a solicitação. Por
fim, basta clicar em solicitar pausa.
Há outros canais?
Além do aplicativo, a Caixa
disponibiliza um número de WhatsApp (0800-726 8068) e o Telesserviço (telefones 3004-1105 para
capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7). O atendimento é feito de segunda a
sexta-feira, das 8h às 20h, exclusivamente para os contratos de pessoas físicas.
O que
fazer no caso de uma empresa?
O cliente pessoa jurídica deverá entrar em contato com seu
gerente para solicitar a pausa no pagamento de prestações. O atendimento da Agência Digital tem um
WhatsApp para todos os clientes correntistas e poupadores da Caixa. Por meio da digitação da agência
e do número da conta, o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.
Fonte: Fonte: R7 / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil