

Portaria do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do
Ministério da Economia, publicada ontem no Diário Oficial, prorroga o atendimento aos segurados e
beneficiários, exclusivamente por canais remotos, até o dia 11 de setembro. A retomada do
atendimento presencial nas agências está prevista para ocorrer em 14 de setembro, uma
segunda-feira.
A decisão pela prorrogação foi anunciada dia 21 de agosto. A
suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia e, desde então, o INSS e
o Ministério da Economia vêm prorrogando o atendimento remoto. De acordo com a última portaria,
publicada em julho, a reabertura estava prevista para ontem, 24.
A retomada deverá
ser gradual e o atendimento com agendamento prévio pelos canais remotos. Até lá, para acessar os
serviços da Previdência, os segurados e beneficiários devem utilizar os canais Meu INSS, pela
internet, e Central 135, pelo telefone. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão
sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação
dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.
Organizar o espaço
A reabertura considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o
Brasil. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de
atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de
proteção individual e coletiva.
Aquelas que não reunirem as condições mínimas de
segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.
Novos
procedimentos
Para agilizar os seus procedimentos, o INSS passou a adotar o serviço chamado
Exigência Expressa para entrega de documentação para a análise de requerimentos que, por algum
motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto. Desde julho, a novidade está em vigor em São
Paulo e, este mês, foi estendida a todo o país. Os documentos poderão ser entregues em urnas que
foram colocadas na entrada das agências.
O interessado deve depositar nelas cópias
simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade da Previdência mais próxima de sua
residência. Para isso, é preciso fazer o agendamento pelo Meu INSS ou Central 135.
Prova
de vida será feita de forma digital
O Instituto Nacional de Seguridade Social iniciou o
projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. A prova de vida digital será feita nos
aplicativos do Governo Digital e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão. Como se trata
de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários
escolhidos. Cerca de 500 mil segurados foram selecionados pelo órgão.
Obrigatória para o
recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no
mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado. Caso o próprio
segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar. Por causa da pandemia
do novo coronavírus, o procedimento está suspenso até setembro.
Na foto A agência do INSS
em Francisco Beltrão, que atende beneficiários de vários municípios da região, vai reabrir somente
no mês que vem.
Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br