As chuvas recentes aqui em nossa região ajudaram a normalizar o abastecimento de água à população e também beneficiaram atividades agrícolas em geral.

Dos 33 sistemas de água e esgoto atendidos pela gerência regional da Sanepar, 10 tiveram problemas de abastecimento recentemente em função da estiagem prolongada e do consumo elevado nas residências.

O gerente regional da Sanepar, Valdir Dalsente destacou a importância das chuvas para normalizar a distribuição hídrica no Sudoeste. “Com as precipitações registradas nos últimos dias, os mananciais estão com sua vazão restabelecida, o que inibe o comprometimento do abastecimento nas cidades. O Rio Lontra, por exemplo, está com a vazão próxima da normalidade, atendendo a demanda. Esperamos que nos próximos meses não tenhamos nenhum tipo de restrição” disse.

De acordo com a Sanepar, apenas Pranchita continua com problemas no abastecimento, inclusive enfrentando rodízio. Valdir explicou o que acontece. “Assim como Santo Antônio do Sudoeste, este município é abastecido por poços. Neste caso, os lençóis subterrâneos precisam receber a água da chuva, e isso requer um tempo maior para voltar à normalidade. Estamos efetuando melhorias no sistema para amenizar a situação” finalizou.

Foto/Legenda: Unidade da Sanepar de Salto do Lontra.