Quem sai de Francisco Beltrão com destino a Cascavel, por exemplo, hoje não
precisa desembolsar dinheiro com pedágio, já que quase todo o trajeto é de rodovias administradas
pelo poder público a PR 280, estadual, carecendo de investimentos em ampliação da capacidade e a
BR-163, federal, sendo duplicada.
Mas até o ano que vem, o trecho pode ser concedido à
iniciativa privada e receber praças de pedágio. Para fazer o mesmo caminho (Beltrão-Cascavel), os
usuários pagariam R$ 20,08. Esse é o valor sugerido num estudo elaborado pela EPL (Empresa de
Planejamento e Logística) e aprovado pelo Ministério da Infraestrutura para as praças que seriam
instaladas em Ampere (R$ 8,62), na região sudoeste, e em Capitão Leônidas Marques (R$ 11,46), no
oeste. Na segunda, a tarifa seria maior devido à pista dupla da BR 163. O JdeB teve acesso à
apresentação do estudo feita ao G7, ontem.
SAIBA MAIS: Pedágio
prevê rodovia duplicada e um contorno em Marmeleiro140 km de rodovia
pedagiadaA intenção do Governo Federal é privatizar somente a metade do Corredor Sudoeste,
desde Marmelândia, em Realeza, até Pato Branco. Este trecho possui cerca de 140 km e passa ainda por
Ampere, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença e Vitorino. Inicialmente, a expectativa era de que
todo o corredor, que possui 280 km até Palmas, fosse concedido à iniciativa privada.
O trecho
de Palmas até o trevo do Horizonte, por exemplo, é um dos mais críticos, mas será revitalizado pelo
Estado, com a construção de pavimento em concreto. A parte de Palmas até Pato Branco continuaria,
também, sendo administrada pelo Estado.
MelhoriasAlém de Ampére, Renascença também
deverá ter uma praça de pedágio. A promessa é que em contrapartida os usuários trafeguem por uma
rodovia mais segura: o trecho do Corredor Sudoeste fará parte do Lote 6 da concessão (que inclui
também parte das BRs 277 e 163) e para estes trajetos estão previstos 461 km de duplicações, 111 km
de marginais, 34 passarelas e 162 obras de arte e interseções.
Foto/Legenda: Trecho da
Bica DÁgua, em Beltrão: duplicação vai acontecer até o 9º ano de contrato em toda extensão da
rodovia. Fonte: FONTE: Leandro Czerniaski - Jornal de Beltrão