Assessoria - Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Prata do Iguaçu realizou no último dia 29 de agosto, a campanha “Agosto Azul”, uma campanha voltada especialmente para a saúde dos homens.
Para o Secretário de Saúde Vilmar da Costa, a Campanha Agosto Azul tem por objetivo incentivar a prevenção da saúde masculina, com esta campanha esperamos alcançar a atenção de todos os homens alertando sobre as muitas doenças que podem ser prevenidas se procurarem o serviço de saúde, evitando assim o seu próprio sofrimento e o da família.
As atividades do Agosto Azul aconteceram na Unidade Básica de Saúde Central, onde teve inicio com uma palestra realizada pelo Dr. Raphton. O tema da palestra foi sobre o Câncer de Próstata, seus sintomas, a importância da realização de exames. “Os homens são descuidados com a saúde, e muitas vezes precisam levar um susto para começar se cuidar. As doenças que mais matam os homens são doenças que diagnosticadas precocemente são simples de tratar”, disse o Dr. Raphton.
Após a palestra foram realizadas diversas atividades, entre elas, coleta do exame de PSA, consultas médicas, odontológicas, aferição de pressão arterial, verificação de diabete, atualização da carteira de vacina, cadastramento e atualização do Cartão SUS, e também atividades educativas.
Só existe um modo seguro de se curar o câncer da próstata, que é descobrindo-o precocemente, ou seja, submetendo-se ao exame preventivo. O diagnóstico pode ser descoberto através do exame de PSA e também através do toque retal feito por um médico especialista em Urologia. O exame de PSA deve ser feito anualmente a partir de 45 anos de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde vem sempre realizando as Campanhas e se preocupando com a saúde da população. Na realização da Campanha Agosto Azul, tanto no ano anterior e neste ano, a Secretaria de Saúde ofereceu gratuitamente e com recursos próprios a realização desses exames importantes, disse o Secretário de Saúde Vilmar da Costa.