Assessoria - A integração é um dos focos da 2ª Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sabio), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Iniciada no dia 1º de setembro, o evento conta com uma variação de palestras e minicursos, entre os destaques estão as atividades do 1º Simpósio Integrado da Biologia (Sintebio), o qual tem como objetivo integrar a área da Biologia aos demais cursos de graduação do Campus Realeza, fomentando, assim, a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Os minicursos do Sintebio buscam abordar a Biologia dentro das áreas de Medicina Veterinária, Química, Nutrição e Física. E sobre essa novidade, a coordenadora do curso, professora Izabel Aparecida Soares, enfatiza a importância da integração para a vida acadêmica. “Esperamos que os estudantes possam ampliar sua vivência profissional, adquirindo condições mais favoráveis para se adaptarem à dinâmica da sociedade e às exigências do mercado de trabalho. A integração entre os cursos pertencentes as áreas afins amplia oportunidades de produção coletiva e de conhecimentos”, salienta.
A abertura da 2ª Sabio foi realizada na Casa da Cultura de Realeza e contou com várias apresentações artísticas, além da palestra “Rios como artérias de vida, mas sob a ameaça da construção indiscriminada de hidrelétricas”, proferida pelo professor Paulo Brack, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao final, os participantes conferiram a Mostra de Ideias, espaço destinado a apresentação de trabalhos acadêmicos, e o Concurso de Fotografia – Fotobio.
Os minicursos da Sabio serão ministrados nessa quarta (03) e quinta-feira (04), no horário das 19h às 22h30min, na UFFS – Campus Realeza. Ao todo, serão ofertados sete minicursos. Entre os conteúdos abordados, estão: “Cinema no ensino de Biologia”; “Concepções do Ensino de Ciências por Investigação”; “Resíduos Sólidos”; “Recuperação de Áreas Degradadas”; “Tratamento de Resíduos Agroindustriais”; “Controle de Vetores”; e “Coleta, Herborização e Identificação de Briófitas”.

1º Diversidade
O encerramento da 2ª Sabio será marcado pelo 1º Diversidade, com o tema “Identidades em foco: Igualdade, alteridade e inclusão”. O evento propõe uma discussão com a comunidade universitária acerca da diversidade de culturas existentes, objetivando promover um debate acadêmico maduro sobre as diferenças étnico-raciais, de gênero e sobre as pessoas com deficiências.
Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Izabel Aparecida Soares, a participação da comunidade acadêmica em debates acerca de temas sociais pode oferecer a oportunidade de aprofundamento dentro das questões científicas e sociais pertinentes, o que contribui para a carreira do profissional.
Na programação constam duas oficinas: “Gênero e sexualidade” e “Temática étnico-racial”. Ambas serão realizadas no dia 05 de setembro, no horário das 19h às 22h30min.