Assessoria - A Secretaria de Promoção Social do município de Ampére, através do CRAS, realizou nesta quarta-feira, 03, uma oficina com catadores de material reciclável. A ação faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que atende famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Durante a atividade, os catadores receberam orientações a respeito do desenvolvimento do programa e a importância da atualização dos cadastros sociais. “Neste primeiro encontro, conversamos sobre como funciona o programa e de que forma serão realizadas as reuniões”, explica a estagiária de serviço social e idealizadora do projeto, Nilde Grando. Também foram sorteados brindes e promovidas dinâmicas com os catadores.
A partir de agora, os encontros serão realizados quinzenalmente. Na próxima reunião, marcada para o dia 17, os catadores receberão instruções a respeito de segurança no trabalho. “Como diariamente eles se deparam com materiais cortantes e estão expostos a diversos tipos de contaminação, convidamos técnicos do SESI para discutir a importância do uso dos equipamentos de proteção individual”, explica o assistente social, Samuel Solano.
No total, 10 famílias de catadores de material reciclável participam do projeto. Posteriormente, o objetivo é expandir o programa a todas as famílias inscritas no CadÚnico.