Produtores rurais estão colhendo a safra de milho destinada para a silagem, mesmo com o tempo nublado e úmido. Na região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos foram plantados 34 mil hectares de milho, da primeira safra, que serão destinados à produção de silagem para alimentar bovinos de leite e corte.

No começo da tarde de ontem, próximo de Vista Alegre, em Eneas Marques, Osvanir de Barba e Valdir Chaves e mais duas pessoas estavam colhendo milho que será usado para silagem na propriedade em que trabalha Valdir Chaves. A área que estava sendo colhida é de quase um hectare e fica às margens da PR 481.

Eles e outras duas pessoas aproveitaram que a terça-feira amanheceu com tempo nublado, mas sem chuva, para colher o milho e fazer o esmagamento na ensiladeira puxada por trator. No outro trator que puxava a carretinha carregada de milho seguiam Osvanir e Valdir. A silagem preparada será usada para alimentar 20 cabeças de gado de leite.

Ainda não há informações sobre a quantidade de área já colhida de milho para grão e silagem na região. O que se sabe é que as chuvas constantes de janeiro estão atrapalhando a colheita. Por isso, quando as chuvas dão uma trégua tem produtor que entra com os equipamentos pra colher o milho destinado à silagem.

Natael Marcon, engenheiro agrônomo e assistente no entreposto da Coasul de Francisco Beltrão, diz que quando o solo está úmido a condição não é a ideal para a colheita. Mas se a colheita atrasa, às vezes não há o que fazer – daí sim o agricultor acaba colhendo.

Milho para grão

A primeira safra de milho destinada à produção de grãos, na região de Beltrão-Dois Vizinhos, foi de apenas 16.500 hectares. Nos últimos anos os agricultores estão optando pelo plantio de milho para uso como grão da segunda safra – safrinha, plantam depois de colher a soja –, e assim fazem a rotação de cultura.

O milho para grão pode ser usado para cerca de 600 tipos de produtos. Mas, normalmente, é usado em larga escala pelas fábricas de ração.

Foto/Legenda: Produtores rurais colhem e transportam o milho para a silagem.


Fonte: FONTE: Redação - Jornal de Beltrão