

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) publicou nesta
quinta-feira, 04, o nome da empresa vencedora da licitação da pavimentação em concreto da PRC-280,
na região Sudoeste. A TCE Engenharia Ltda. foi a primeira classificada em uma disputa que envolveu
outras cinco empresas, com valor final de R$ 106.890.000,00. O orçamento estipulado nos estudos de
viabilidade era de R$ 120 milhões.
A publicação abriu o período de cinco dias úteis para
recursos e outros cinco dias úteis para contrarrazões aos recursos, caso algum seja interposto. Os
passos seguintes, se não houver intercorrências, são a homologação, a assinatura de contrato e a
ordem de início dos trabalhos. A licitação aconteceu na modalidade Regime Diferenciado de
Contratações Integrado (RDCi), em que a mesma empresa fará o projeto executivo e a obra, com
utilização de inovações tecnológicas.
O prazo para execução completa dos projetos e obra é de
450 dias (15 meses). Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico. A execução da obra
começa a partir das aprovações parciais dos projetos, que devem ocorrer a partir de 90 dias da Ordem
de Serviço. Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de
R$ 1,6 bilhão junto a um consórcio de bancos.
A grande demanda do Sudoeste é infraestrutura.
Revitalizar a PRC-280 é fundamental para o desenvolvimento da região porque essa é a principal
artéria de escoamento da safra e dos produtos industrializados. Vamos reconstruir o trecho mais
crítico, entre Palmas e o distrito de Horizonte, com concreto whitetopping. É um investimento alto,
mas que vai resolver definitivamente o problema, afirmou o chefe da Casa Civil, Guto
Silva.
Um dos critérios técnicos levados em consideração é a experiência das participantes
com a metodologia Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção
para a elaboração dos projetos e acompanhamento da obra. Isso atende a Estratégia Estadual BIM,
determinada pelo decreto estadual número 3.080/19. O anteprojeto da restauração do pavimento já foi
modelado utilizando a metodologia e será entregue à empresa vencedora.
Com a metodologia BIM,
o modelo de cada obra é construído virtualmente, seguindo de forma rigorosa o que será aplicado no
empreendimento real. As antigas plantas e planilhas dão lugar a um sistema que inclui informações em
tempo real, como o planejamento da obra, detalhamento dos materiais, custos quantificados e
documentação, tudo isso vinculado ao modelo, o que torna o processo mais transparente e facilita a
fiscalização.
A rodovia PRC-280 é um dos mais importantes corredores de transporte
paranaense e realizar todas as obras que ela necessita é uma das prioridades do governador Carlos
Massa Ratinho Junior. Estamos apostando em whitetopping e um modelo mais transparente de execução. É
uma modelagem para o que planejamos para o futuro das obras no Paraná, acrescentou o secretário
estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
OBRA - A obra na PRC-280
acontecerá entre o município de Palmas e o entroncamento com a BR-153. Todo esse trecho será
restaurado com pavimento rígido em concreto, dentro da primeira intervenção em rodovia estadual
nesses moldes na história do Estado. A técnica, conhecida como whitetopping, deve ser aplicada nos
59,55 quilômetros do trecho, do quilômetro 70,8 ao 130,35, e garante vida útil de pelo menos 20
anos.
Pela técnica, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo
aproveitado como base para o pavimento de concreto. Serão executadas placas de concreto de 22
centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de
cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem
de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização
horizontal e vertical, e de elementos de segurança.
A restauração em whitetopping garante
uma pista em excelentes condições e custará menos do que uma restauração do pavimento asfáltico, que
exigiria reparos em toda a base. Outra grande vantagem é que o pavimento de concreto tem uma vida
útil muito maior e exige menos serviços de conservação, explicou o diretor-geral do DER-PR,
Fernando Furiatti. Esta obra poderá servir de exemplo para iniciativas semelhantes no
futuro.
PRC-280 - A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste,
Sudoeste e a Capital. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de
produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no
trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de
passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil
habitantes.
O DER-PR também publicou uma licitação para obras de ampliação da capacidade de
dois trechos da PRC-280. A obra consiste na implantação de terceiras faixas em dois trechos: entre o
quilômetro zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (em União da Vitória); e entre o km
130,3 (no acesso a Palmas) e o km 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro).
Fonte: FONTE: Agência Estadual de Notícias do Paraná | FOTO: Gilson Abreu/AEN