Lideranças dos municípios de Palmas, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida,
Clevelândia e Mariópolis se reuniram nesta terça-feira, 09, com representantes do Governo do Estado
do Paraná, no Palácio Iguaçu, para discutir o modelo de gestão da PRC 280 entre Pato Branco e Trevo
do Horizonte, na BR 153. O trecho ficou fora do plano de concessões do governo federal.
O
Chefe da Casa Civil, Guto Silva, confirmou que rodovia receberá investimentos de revitalização e
ampliação da capacidade de fluxo entre Palmas e Pato Branco, com a construção de 20 segmentos de
terceiras faixas, com 17 quilômetros. É uma discussão para saber se a região pretende ou não entrar
no novo anel de concessões e sentir o que pensa o setor produtivo e o cidadão. É a região que vai
decidir e o governo vai acatar, disse o chefe da Casa Civil.
Para o integrante da Frente
Parlamentar das Rodovias do Estado, Deputado Luis Fernando Guerra, é preciso um amplo e detalhado
debate que definirá o modelo de gestão. É um momento de muita cautela, advertiu. Lembrou que,
inevitavelmente, a privatização implica na instituição do pedágio. Não descartou a realização
Audiências localizadas em Palmas, Clevelândia, Mariópolis e Pato Branco para ouvir a
população.
O Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, confirmou que em breve
serão iniciadas as obras no trecho entre Palmas e o trevo do Horizonte(59,9 KM) com a implantação de
estrutura em concreto, num investimento de R$ 106 milhões. Não iremos fazer tapa-buracos como ao
longo de 30 anos, disse ele.
Esclareceu que este trecho ficou fora do Anel de Integração
porque, conforme cálculos, elevaria muito o valor do pedágio, optando-se pela inserção a partir de
Pato Branco em direção ao Oeste do Paraná. Por isso que a gente não está colocando toda a extensão
dela, já que haverá obras pelo governo do Estado, neste trecho em questão,
explicou.
Salientou, entretanto, que a população futuramente poderá solicitar a inclusão no
sistema viário federal, que garante melhor estrutura viária aos usuários.
O
vice-prefeito de Palmas, Bruno Goldoni, avaliou que o governo esclareceu sobre reforma da rodovia no
território, do município e o futuro da rodovia. Antecipou também que o governo municipal está
tratando da construção dos trevos de acesso à PR 449 e ao Parque Industrial. Além desses, estamos
trabalhando para reformulação de todos os trevos à cidade, disse ele.
O Presidente do
Legislativo de Palmas, Zé Maria Filho, comemorou as confirmações de obras. Quanto à gestão da
rodovia, pública ou privada, é a população é que vai dizer se quer ou não o pedágio neste trecho,
disse o vereador, que defendeu a concessão à iniciativa privada, desde que a tarifa tenha baixo
valor.
O Presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIPA), Gilmar Gubert, informou
que ao longo dos 142 quilômetros entre Pato Branco e a BR 153 estão previstas duas praças de
pedágios com valor preliminar de R$ 6,00 e que o assunto deverá ser ampliado no âmbito da Associação
para esclarecer aos empresários sobre a questão.
O Presidente da Subseção da OAB Palmas.
Eduardo Tobera, salientou que a entidade irá fiscalizar todos os procedimentos e contratos, e,
principalmente a execução da obra de revitalização da rodovia. Manifestou-se favorável a concessão
da rodovia à iniciativa privada, desde que, o modelo adotado seja pelo menor preço do
pedágio.
Também estiveram presentes o Vice-Governador do Estado, Darci Piana; Presidente da
Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; Deputado Estadual, Anibelli Neto; Prefeito de Coronel
Domingos Soares, Jandir Bandiera e presidente do Legislativo, Valdir castanha.
Fonte: FONTE: Ivan Cezar Fochzato - Grupo RBJ de Comunicação | FOTO: Grupo RBJ de Comunicação