A história de Carlão Verdureiro em Salto do Lontra começou em 1986. Naquela época ele não tinha o apelido ligado à profissão, era apenas o jovem João Carlos Dalberto. A família chegou ao município, vindo de Nova Prata do Iguaçu, comprou um sítio próximo ao trevo e, dada a necessidade de trabalho num período de empregos escassos, começou a plantar alface no fundo do quintal.

“Ali começou minha história: começamos a plantar 100 pés de alface e fomos indo, plantando 100, plantando 200 e vendendo, e plantando mais. Plantamos alface, batata-doce, repolho… fomos alimentando as demandas, o pessoal foi pedindo e nós plantando cada vez mais”, recorda.

No começo, as entregas eram feitas na cestinha, depois de charrete e quando o negócio engrenou de vez Carlão comprou um Fiat 147. “Salto do Lontra que me deu essa oportunidade, de comprarem os produtos que eu tinha – sempre de muita qualidade pra se manter no mercado”, pontua Carlão.

Hoje, a produção é bem maior e a variedade também. Além da família, o negócio emprega pessoas de fora, atendendo consumidores e mercados de toda a região. A venda de verduras ajudou a tornar Carlão conhecido e a sugestão para entrar na política veio do atual prefeito, Fernando Cadore.

Em 2012, ele se candidatou a vereador e se elegeu com 537 votos; quatro anos depois fez 936 votos (o segundo mais votado) e no ano passado se elegeu novamente (575 votos), mas neste mandato assumindo um papel de protagonismo, como presidente da Câmara.

“O povo nos deu novamente o voto de confiança, pra mim e pra minha família, sendo um vereador agricultor, sincero e honesto. Assim como os nove vereadores que me depositaram a confiança para, com muita lealdade e responsabilidade por Salto do Lontra, presidir o Legislativo pelos próximos dois anos”, comenta.

Entre os principais projetos como vereador está o apoio aos pequenos agricultores: criar projetos para viabilizar o aumento da produção, ampliar os investimentos públicos no fomento de atividades e discutir o valor da hora-máquina. Outro foco está na viabilização do hospital municipal, projeto que está sendo elaborado pela Prefeitura e que tem apoio da Câmara.

Hospital é prioridade
“Todos os projetos que chegarem até a Casa de Leis vão ser discutidos com os vereadores. Queremos alavancar o município e sabemos que o hospital é uma prioridade da administração, vamos trabalhar para que este projeto saia do papel. Esse é nosso compromisso com Salto do Lontra”, finaliza Carlão.

Foto/Legenda: João Carlos Dalberto, presidente do Legislativo, chegou a Salto do Lontra em 1986.

Fonte: FONTE | FOTO: Redação/Jornal de Beltrão