O Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) para ofertar a estudantes do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, que ofereçam curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Os sete alunos que se destacaram na primeira fase entre os 6035 inscritos no Programa em todo Paraná, juntamente com seus diretores de escola e pais, estiveram, no último dia 25, no NRE de Dois Vizinhos a convite do chefe Nilson Silvestro para receber uma Menção Honrosa. Dentre os classificados estava a lontrense Flávia Roberta Baú Balsanello.

Na segunda etapa foram selecionados 100 alunos, sendo que no NRE de Dois Vizinhos, duas alunas foram classificadas e irão para a Nova Zelândia: Luísa Helena Fiori Zarth de Dois Vizinhos e Rayane Merlini de São Jorge D’Oeste.

O intercâmbio internacional terá a duração de um semestre letivo do país de destino. O estudante que fizer o intercâmbio receberá uma ajuda de custo mensal (bolsa intercâmbio) de 06 (seis) parcelas iguais, no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) –sendo que a primeira parcela (bolsa instalação) será destinada para cobrir despesas iniciais e as demais 05 (cinco) bolsas serão repassadas no decorrer do Programa.

Os participantes farão jus a um seguro de viagem e saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino do intercâmbio. A acomodação do intercambista será em casa de família ou residências estudantis no país de destino. As despesas advindas com transporte, alimentação, hospedagem, emissão de passaportes e vistos, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, emissão de cartão de débito internacional, bolsa-intercâmbio, curso preparatório de língua estrangeira e reuniões de orientação agendadas pela Coordenação do Programa serão custeadas pela SEED.

A seleção foi entre os estudantes matriculados no 9.º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, no ano de 2020.

Os objetivos são possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico, permitir a vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná, potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.

Foram dispostas 100 vagas de Intercâmbio (para Nova Zelândia país falante da língua inglesa) para estudantes regularmente matriculados no ano de 2021, na 1.ª série do Ensino Médio na Rede Pública.


Fonte: FONTE | FOTO: Assessoria/NRE de Dois Vizinhos