Assessoria, com informações do Inep - A educação do município de Ampére ganhou destaque em mais um aspecto. Desta vez, a notoriedade foi graças à nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal de ensino divulgada na última sexta-feira, 05, pelo Ministério da Educação. O resultado subiu de 5,6 (2011) para 6,2 (2013), ultrapassando a projeção do MEC para o ano passado que é de 5,9 e atingindo antecipadamente a estimativa para o ano de 2015, que é de 6,2.
O Ideb, criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é utilizado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O indicador é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e das médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. No caso dos anos iniciais (1º ao 5º ano), isto é, para escolas e municípios, o exame é a Prova Brasil.
De acordo com o Secretário de Educação e Esporte, Jeferson Lourenssi, o resultado reforça o empenho e dedicação dos professores e alunos. “Graças ao trabalho dos nossos educadores e do esforço dos nossos alunos, comemoramos esse grande avanço na educação do nosso município”, afirma.
SÉRIE HISTÓRICA
De modo geral, o histórico de notas do município de Ampére no Ideb é positivo. Com o passar dos anos, o desempenho no índice vem melhorando. Em 2005, o resultado foi de 4,9. Já em 2007, 2009 e 2011, os números foram de 5,2, 5,8 e 5,6, respectivamente.