Assessoria - Enquanto no Sudoeste do Estado 64% dos Municípios não conseguiram cumprir a meta dos anos finais (ensino fundamental) do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, Boa Esperança do Iguaçu alcançou a nota 7,0 e foi o 2º melhor Município da Região Sudoeste, superando inclusive a meta proposta para 2021.
O Prefeito Claudemir Freitas, parabenizou a Equipe da Educação do Município pelo trabalho, já a Diretora do Departamento de Educação Ivanilde Vachin Pretto, creditou o sucesso, aos educadores, aos nossos alunos, a direção da Escola e ao investimento feito na nossa educação pelo Executivo Municipal, seja em qualificação, material, equipamentos e estrutura, o conjunto de tudo isso é a avaliação que tivemos.
O Ministério da Educação divulgou na sexta-feira, 5, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013. Os dados estavam sendo aguardados com ansiedade pelos gestores brasileiros. Na região Sudoeste, nos anos iniciais (1º ao 5º ano), apenas dois municípios não alcançaram as metas previstas (Mariópolis e Renascença). Se considerar os números do levantamento anterior - de 2011 -, 13 municípios regrediram no Ideb, dois mantiveram o índice e 27 melhoraram. O melhor desempenho é de Bom Sucesso do Sul, com média 7,5.
Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos prioritariamente pelas redes municipais, que respondem por 81,6% das matrículas da rede pública nessa etapa.
Os indicadores ajudam a avaliar o resultado das políticas públicas que são colocadas em prática. No Brasil, o total de estudantes nos primeiros anos do fundamental é de 15.764.926, sendo 13.188.037 de escolas públicas. As metas da rede municipal de ensino foram alcançadas por 69,7% dos municípios brasileiros.
Anos Finais
Nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, o Ideb nacional cresceu de 4,1 em 2011 para 4,2 em 2013. Do total de 5.369 municípios com índice da rede pública calculado nessa etapa, 39,6% atingiram as metas previstas para 2013 na rede pública, que atende a 86,5% dos matriculados nestas séries (um total de 13.304.355 estudantes).
Na rede federal, o Ideb se manteve em 6,3. No Sudoeste do Paraná, 27 municípios não conseguiram atingir a meta. Se comparar com o Ideb de 2011, a região teve 18 municípios que pioraram o desempenho, cinco se mantiveram e 19 melhoraram.
Dados do Governo
Em 2005, somente 2,4% dos estudantes da rede pública (329 mil alunos) concentravam-se em faixas de Ideb acima de 4,5. Em 2013, este total aumentou para 22,2%, abrangendo 2,5 milhões de estudantes. Redes com Ideb inferior a 3,4 atendiam a 7,5 milhões de estudantes (56,2%) em 2005. Agora, englobam 26,1% dos alunos (2,9 milhões de matrículas). Os dados mostram que a dificuldade para atingir as metas acontece também na rede privada, que alcançou nota 5,9. A meta prevista era de 6,5.
Ensino Médio
O Ideb do ensino médio se manteve em 3,7. A rede estadual - responsável por 97% das matrículas da rede pública - registrou o mesmo índice de 2011 (3,4), assim como a rede federal (5,6). A rede privada apresentou queda, passando de 5,7 para 5,4. O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual. (*Com informações do Inep e de Niomar Pereira do Jornal de Beltrão).