O TRE divulgou ontem, 15, a aprovação da resolução que define a eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito de Nova Prata do Iguaçu. A versão final do documento, com todos os detalhes do pleito, foi publicada nesta sexta-feira, 16.

De acordo com o texto, o novo calendário eleitoral seguirá as seguintes datas:

- As Convenções Partidárias serão realizadas de 26 a 30 de abril;

- Os registros de candidatura podem ser feitos até 02 de maio, porém, aumenta-se um dia em caso entrega de mídia no cartório eleitoral. Também há a hipótese de registro de candidatura individual, o que dilata o prazo para 06 de maio;

- A propaganda eleitoral começa em 04 de maio e os eleitores vão às unas no dia 13 de junho – um domingo;

- A proclamação dos eleitos será em 17 de junho, com prestação de contas no dia seguinte;

- Por fim, a diplomação de prefeito e vice acontece em 22 de junho.

Segundo a Lei Orgânica Municipal de Nova Prata do Iguaçu, a Câmara de Vereadores decidirá a data da posse.

Deste 1º de janeiro, o prefeito interino do município é o presidente do Legislativo pratense, Sergio Faust.

Eleições 2020
No dia 11 de março deste ano, por unanimidade (7 a 0), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram o recurso da defesa do candidato a prefeito de Nova Prata do Iguaçu na eleição passada, Ari Galert (PTB), que teve o registro de sua candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral da 162ª Zona Eleitoral da Comarca Salto do Lontra no dia 20 de outubro de 2020.

O motivo do indeferimento foi inelegibilidade por renúncia ao mandato eletivo, após apresentação de petição capaz de causar a instauração de processo de perda de mandato parlamentar, por infração a Lei Orgânica Municipal.

Na eleição do dia 15 de novembro do ano passado, Ari recebeu 3.299 votos e Edilsom Grassi 3.280 votos - diferença de apenas 19 votos.

O pedido acolhido no Tribunal Superior Eleitoral foi apresentado pela Coligação: Nova Prata Que Queremos, do candidato a Prefeito Edilson Grassi (PSDB), representado pelo escritório Gotardi e Advogados Associados.

Foto/Legenda: Fórum da 162ª Zona Eleitoral de Salto do Lontra.

Fonte: FONTE | FOTO: Redação/Rádio Independência