Assessoria - Os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013 foram divulgados na tarde da última sexta-feira (5), em coletiva de imprensa realizada no Ministério da Educação, em Brasília (DF).
O IDEB foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 com o objetivo de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil para os municípios.
A meta nacional para os anos iniciais do ensino fundamental, oferecidos prioritariamente pelas redes municipais, que respondem por 81,6% das matrículas da rede pública nessa etapa foi superada por 69,7% dos municípios brasileiros e Nova Prata do Iguaçu está entre eles. Onde a meta projetada para 2013 era de 5.6 e o índice do município ficou em 5.7, ultrapassando o índice nacional que foi de 5.2.
A Secretaria de Educação parabeniza a comunidade escolar como um todo pelo desempenho e lembra que isto é fruto de um trabalho conjunto, de objetivos bem definidos e claros. Mas também lembra que muito ainda se precisa fazer pela melhoria da qualidade do ensino em nosso município e que isto é compromisso de cada um de nós, Secretaria de Educação, Escolas, Alunos, Pais/Responsáveis e Sociedade em geral.