A retomada das aulas presenciais nas redes municipais de ensino de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste, foi tratada na tarde de sexta-feira (09), no gabinete do Prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore. A reunião contou também com a presença dos Prefeitos, Jaime Stang (Nova Esperança do Sudoeste) e Sérgio Faust (Nova Prata do Iguaçu), Secretárias de Educação dos três municípios, entre outros.

 

No encontro ficou definido que as aulas presenciais serão retomadas no dia 26 de julho, no formato híbrido - semanalmente metade dos alunos vão para a escola e os demais estudam em casa de forma remota, e vice-versa.

 

Haverá transporte escolar e serão seguidos os protocolos de biossegurança em relação à pandemia de Covid-19 - distanciamento social, disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara, aferição de temperatura, entre outras medidas.

 

Cada pai ou responsável poderá definir se autoriza que a criança assista às aulas de forma presencial ou prefere que continue estudando de forma remota.

 

A Secretária de Educação de Salto do Lontra, Geovana Techio Lopes Belica disse que no município a retomada será gradativa. “No dia 21, no início do segundo semestre, os pais estarão indo até as instituições de ensino para retirada do material impresso e estarão assinando um termo se autorizam ou não a criança ir para a escola” e acrescentou “a partir do dia 26 estaremos atendendo os alunos de 4º e 5º pelo modelo híbrido e os demais continuam em casa com as atividades de forma remota. Após quinze dias estaremos chamando os alunos do 3º e 2º ano. Mais quinze dias e será a vez do 1º ano, e após mais quinze dias estaremos chamando o infantil e 4 e 5 anos. Em caso de dúvidas podem entrar em contato conosco pelo telefone 3538-1424” disse.

 

O Prefeito de Salto do Lontra, Fernando Cadore confirmou o retorno das aulas para este mês. “Tivemos uma reunião muito produtiva e por unanimidade definimos que as aulas nos três municípios da nossa Comarca serão retomadas no dia 26 de julho, no formato híbrido e com oferta de transporte escolar, seguindo claro todos os protocolos de segurança, de prevenção à Covid-19” concluiu.

 

A Secretária de Educação de Nova Esperança do Sudoeste, Débora Bonetti da Silva explicou como será a retomada das aulas no município. “Será no formato híbrido, com 50% dos alunos na escola e os demais realizando as atividades em casa. Os alunos que voltarão são os de 1º ao 5º ano” explicou.

 

O Prefeito de Nova Esperança do Sudoeste, Jame Stange comentou como foi a reunião para tratar da volta às aulas. “Foi muito boa, muito produtiva. Estaremos retomando as aulas inicialmente com metade dos alunos na escola, mas se Deus quiser, esperamos que em breve possamos voltar à normalidade” disse.

 

A Secretária de Educação de Nova Prata do Iguaçu, Roseli Teixeira da Silva também destacou o retorno das aulas presenciais em seu município. “A gente vai atender 50% dos alunos de forma presencial, a partir do Pré 2 ao 5º ano, exceto a Escola Paulo Pimentel na comunidade de Nova Vitória onde os alunos provavelmente poderão estar todos na escola, sem necessidade das aulas online” e acrescentou “cada escola, dentro de sua realidade vai se organizar e informar os alunos que virão em determinada semana” concluiu.

 

O Prefeito de Nova Prata do Iguaçu, Sérgio Faust disse que baseado no atual cenário foi possível anunciar o retorno das aulas, em formato híbrido. “Agora uma tranquilidade até maior, chegando mais vacinas para atender a nossa população e a gente está então decidindo retornar as aulas dia 26 na rede púbica municipal em formato híbrido” ressaltou.

 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Salto do Lontra foram suspensas em março do ano passado devido a pandemia do novo coronavírus. Desde então as atividades estão sendo de forma remota.

 

Nesta segunda-feira, dia 12, começou o recesso escolar de meio de ano.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra