Mais de 50 produtores rurais de Salto do Lontra participaram nesta quarta-feira, dia 17, no Centro de Eventos de uma reunião para tratar sobre Crédito Fundiário. O encontro foi organizado pelo Departamento Municipal de Agricultura, Instituto Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras entidades ligadas à área agrícola.
O objetivo foi orientar os futuros interessados em aderir ao Programa que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento.
O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.
De acordo com o site do Ministério do Desenvolvimento Agrário, podem participar do Programa Nacional de Crédito Fundiário trabalhadores e trabalhadoras rurais, filhos de agricultores familiares ou estudante de escolas agrotécnicas. Os potenciais beneficiários devem ter renda familiar anual de até R$ 15 mil e patrimônio de até R$ 30 mil. Devem ainda comprovar mais de 05 anos de experiência rural nos últimos 15 anos.
Em Salto do Lontra o Instituto Emater era o responsável pela elaboração dos projetos e orientação técnica junto aos produtores. A partir de agora este trabalho será feito pelo Departamento Municipal de Agricultura.