Assessoria - A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu sua 1ª Mateada Cultural, na tarde de terça-feira (17), na Praça Central de Realeza. O evento contou com várias apresentações artísticas de projetos de extensão e outras atividades vinculadas aos cursos de graduação. Servidores da instituição, estudantes e pessoas da comunidade em geral foram prestigiar o evento que também fazia referência as comemorações da Semana Farroupilha.
A programação do evento iniciou com a apresentação do Projeto Intervalo Musical, com o Grupo Acordos Vocais. Depois, o Grupo Teatral La Broma e o Projeto Cultural “Joaninha ou o que é” trouxeram uma intervenção teatral bem-humorada e com dança. Na sequência, foi a vez do Projeto Cultural "Viva a capoeira: cultura, educação e lazer” apresentar a arte e a cultura das manifestações de Roda de Capoeira.
Além disso, os cursos de Medicina Veterinária e Nutrição fizeram uma Mesa de Senciência para conscientizar a população sobre o “bem-estar animal”. A atividade faz parte do Projeto Cultural “O teatro como ferramenta de educação humanitária: as cinco liberdades do bem-estar animal”.
Entre aqueles que foram prestigiar o evento, estava o produtor rural Zílio Zanandrea, e sua esposa. “Achei uma atividade bem interessante, porque reúne o povo. Todo mundo gosta de um evento desse tipo”, comentou. O estudante Alcione Santa Catarina também conferiu as apresentações e gostou. “É um momento cultural e de interação entre os diferentes acadêmicos da universidade”.