Desde o dia 26 de julho a rede municipal de ensino está voltando de forma gradativa às aulas presenciais - em formato híbrido, ou seja, uma semana parte dos alunos vai para a escola e os demais estudam em casa, e vice-versa.

 

Inicialmente a retomada aconteceu com os alunos do 4º e 5º ano.

 

Na última segunda-feira, dia 09 de agosto, foi a vez dos alunos do 2º e 3º ano.

 

Na próxima segunda-feira, dia 16, será a vez dos alunos do 1º ano do ensino fundamental e também da educação infantil de 5 anos.

 

Quanto as demais turmas da educação infantil e também dos Centros Municipais de Educação Infantil (Creches), o início no formato híbrido deve ocorrer na sequência.

 

A Secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica disse que a volta está transcorrendo dentro da normalidade. “Estamos seguindo os protocolos de biossegurança para assegurar a integridade física de todos os envolvidos neste processo e felizmente está transcorrendo tudo bem” disse.

 

Geovana informou que a partir da próxima semana haverá mais flexibilização na questão de distanciamento. “Estaremos seguindo a nova resolução 735/21 da Secretaria de Estado da Saúde na qual o distanciamento exigido passa a ser de 1 metro e não mais de 1,5 metro. Com isso, o formato híbrido continua, mas o percentual de alunos em sala de aula poderá ser superior à 50% e assim há possibilidade de que em algumas turmas todos os alunos possam retornar” e acrescentou “felizmente nos últimos dias estamos percebendo que o número de casos da doença têm diminuído bastante em nosso município, o que nos deixa de certa forma contente por saber que aos poucos parece que a pandemia está ficando mais controlada, mas claro que estamos sempre atentos e seguindo todas as medidas de prevenção” comentou.

 

Geovana explicou, porém, que os pais têm a autonomia de escolher o formato de ensino, mas podem mudar assim que desejarem. “Os pais ou responsáveis puderam escolher de que forma a criança irá estudar, ou seja, pelo formato híbrido - uma semana na escola e outra em casa, ou de forma remota - em casa como já vinha ocorrendo, mas, podem optar por mudar o formato de ensino escolhido a qualquer momento. Basta ir até a escola para informar a decisão e assinar o novo termo” finalizou.

 

Em caso de dúvidas ou para mais informações os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a instituição de ensino onde seu filho está matriculado ou na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3538-1424.

 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Salto do Lontra estavam suspensas desde março do ano passado, devido a pandemia de Covid-19.

 

Foto/Legenda: A Secretária de Educação de Salto do Lontra, Geovana Techio Lopes Belica.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra