Na tarde de terça-feira (24), o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS de Nova Esperança do Sudoeste, realizou nas dependências da Câmara de Vereadores a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, tendo como tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Jacinta Imig foi a palestrante do evento.


Na oportunidade foram discutidos cinco eixos:


Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
Eixo 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;
Eixo 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários;
Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;
Eixo 5 - Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.


A gestora do Departamento de Assistência Social, Fernanda Moraes Bonetti da Silva, comentou sobre o evento. “Seguimos os protocolos de saúde contra a Covid-19 e juntos conseguimos discutir oque iremos trabalhar nos próximos dois anos”.


A chefe do Escritório Regional de Secretária de Estado da Justiça, Família e Trabalho de Francisco Beltrão, Margarete Misturini Dalla Costa, disse que “esse momento foi importante para a discussão e planejamento das ações, juntamente com a população presente” comentou.


O vice-prefeito, Clovis Fernandes, lembrou que “a conferencia foi muito produtiva. A Administração Municipal está sempre preocupada em garantir o direito dos munícipes” destacou.


O prefeito, Jaime da Silva Stang, enfatizou o apoio da Administração Municipal. “Queremos agradecer aos participantes e parabenizar a todos os envolvidos nesta conferência, que foi um sucesso” e acrescentou “nossa Administração municipal está empenhada em melhorar cada dia mais os serviços oferecidos à nossa população” finalizou.


Também participaram da Conferência, Maycon Roberto Basso Alves, assessor jurídico da Administração Municipal, Silvania Alberton, da Secretaria de Administração, diretores dos Departamentos Municipais de Cultura, Saúde e Educação, agentes de saúde e população em geral.



FONTE | FOTOS: Assessoria/Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste