A Secretaria Municipal de Educação de Salto do Lontra realizou nos últimos dias avaliação diagnóstica com as turmas da rede municipal - ensino fundamental (1º ao 5º Ano) e educação infantil (4 e 5 anos).

 

As avaliações foram elaboradas pela equipe pedagógica. Após a aplicação e correção, houve a análise dos resultados em cada instituição de ensino, o que se encerrou nesta quarta-feira (25).

 

De acordo com a Secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, a pandemia acabou impactando no processo de ensino aprendizagem dos alunos. “Apesar de todo o esforço e do excelente trabalho de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação no período de atividades no formato remoto - desde o primeiro semestre do ano passado até julho deste ano de 2021 -, através da avaliação diagnóstica podemos perceber que devido à pandemia temos situações bem heterogêneas nas turmas, com diferença evidente quanto ao nível de aprendizagem entre os alunos, ou seja, alguns mais adiantados que outros. Daí a importância desta avaliação diagnóstica. Juntamente com as direções e equipes pedagógicas de cada instituição de ensino estamos discutindo ações para minimizarmos este problema e continuarmos tornando o nosso ensino aprendizagem cada vez melhor” e acrescentou “gostaria de agradecer a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, pais e responsáveis, alunos, enfim, a toda comunidade escolar que estão nos ajudando nesta retomada das atividades de forma presencial, ainda em formato híbrido, com muita responsabilidade e seguindo todos os protocolos quanto aos cuidados de prevenção” disse.

 

Volta do infantil 4 anos

Desde o dia 26 de julho a rede municipal de ensino está voltando de forma gradativa às aulas presenciais - em formato híbrido, ou seja, uma semana parte dos alunos vai para a escola e os demais estudam em casa, e vice-versa.

 

Inicialmente a retomada aconteceu com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental.

 

No dia 09 de agosto foi a vez dos alunos do 2º e 3º ano.

 

No dia 16 de agosto voltaram os alunos do 1º ano do ensino fundamental e da educação infantil de 5 anos.

 

Na próxima segunda-feira (30), será a vez dos alunos da educação infantil de 4 anos.

 

A Secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica disse “todos os protocolos de biossegurança estão sendo seguidos e felizmente a retomada das atividades presenciais, de forma gradativa, está transcorrendo dentro da normalidade. Nos últimos dias houve alguns casos pontuais de alunos que positivaram para Covid-19, mas constatamos que não há relação com a volta às aulas. Foram casos relacionados ao ambiente familiar, e claro, já tomamos todas as medidas necessárias juntamente com a secretaria de saúde” disse.

 

Quanto às turmas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Creches), o início no formato híbrido deve ocorrer no próximo mês. “A nossa expectativa é que possamos iniciar as atividades presenciais para os alunos dos Centros de Educação Infantil em setembro, em formato híbrido, porém, parcial - a criança poderá ficar somente meio período na instituição e não o dia todo” explicou.

 

Geovana disse ainda que os pais têm a autonomia de escolher o formato de ensino, mas podem mudar assim que desejarem. “Os pais ou responsáveis puderam escolher de que forma a criança irá estudar, ou seja, pelo formato híbrido - uma semana na escola e outra em casa, ou de forma remota - em casa como já vinha ocorrendo, mas, podem optar por mudar o formato de ensino escolhido a qualquer momento. Basta ir até a escola para informar a decisão e assinar o novo termo” finalizou.

 

Em caso de dúvidas ou para mais informações os pais ou responsáveis podem entrar em contato com a instituição de ensino onde seu filho está matriculado ou na Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 3538-1424.

 

As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Salto do Lontra estavam suspensas desde março do ano passado, devido a pandemia de Covid-19.

 

Foto/Legenda: A Secretária de Educação de Salto do Lontra, Geovana Techio Lopes Belica.



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra