Vários municípios do Paraná sofrem com problemas de abastecimento de água por causa da pouca chuva no estado.

 

Na região metropolitana de Curitiba, 14 municípios, incluindo a capital, convivem com o rodízio há mais de um ano. São 36 horas com água e 36 sem.

 

O impacto não fica apenas no abastecimento de água. O setor agropecuário também tem tido graves prejuízos com a falta de chuva.

 

Segundo o presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, no Oeste do Paraná, Paulo Orso, a seca afeta as culturas agrícolas. No ano passado, cerca de 25% da produção de soja foram perdidos. Em 2021, aproximadamente 70% da segunda safra de milho se perderam.

 

Outras cadeias produtivas do município, como leite e carne, também sofreram o impacto. Segundo Orso, o custo da estiagem acaba sendo muito alto.

 

Além da região metropolitana de Curitiba, outros municípios do estado também estão com rodízio no abastecimento. São eles Ibaiti, Jandaia do Sul e Jardim Alegre.

 

Mais 13 municípios têm alerta de nível crítico. Entre eles estão Santo Antônio da Platina, Quatiguá, Siqueira Campos, Carlópolis, Jacarezinho e Goioerê.

 

No início de agosto, o governo do Paraná prorrogou por mais 90 dias a situação de emergência hídrica em todo o estado.

 

Salto do Lontra e região

Em Salto do Lontra, de acordo com o gerente regional da Sanepar, Valdir Dalsente, por enquanto não há risco de racionamento. “O Rio Lontra encontra-se atualmente com vazão satisfatória. Desde o mês de junho, quando ocorreu uma chuva mais intensa, o rio está conseguindo se manter em níveis considerados adequados. Apesar de o volume apresentado não ser significativo, atenderá a demanda de consumo da população sem maiores problemas nos próximos meses” explicou.

 

Valdir também falou sobre a situação na região. “Os municípios de Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita estão em rodízio já há algum tempo. Estamos transportando água com caminhões-pipa para auxiliar, mas não é suficiente, por isso a situação de racionamento continua. Nos demais municípios, principalmente aqueles abastecidos por poços, a Sanepar continua em estado de alerta, monitorando os mananciais para que não haja risco de desabastecimento” comentou.

 

Valdir lembrou da necessidade de economizar água. “Pedimos a todos que colaborem, evitando desperdícios, para que possamos passar da melhor forma possível por este período de escassez hídrica” finalizou.

 

*Com informações do site da Agência Brasil.

 

Foto/Legenda: Trecho do Rio Lontra, na ponte que dá acesso ao Centro de Eventos. Apesar do nível estar abaixo do normal, ao menos por enquanto, não há risco de racionamento em Salto do Lontra.



FONTE | FOTO: Redação/Rádio Independência