Nas solenidades de inaugurações em Francisco Beltrão e liberação de obras, na última quinta-feira (09), com a presença do governador Ratinho Júnior, mais de uma vez os oradores lembraram que Francisco Beltrão foi apontada, por recente pesquisa do site Blue Studio, do grupo O Estado de São Paulo, como a quarta cidade do Brasil entre as dez melhores para morar. Fica atrás somente de Curitiba (3ª), Santos (2ª) e Balneário Camboriu (1ª).

 

Entre as dez está também a vizinha Pato Branco, em 9º lugar.

 

“Nossa cidade merece esta colocação pois, além de sua localização privilegiada como polo regional, traz para si a responsabilidade de ter uma infraestrutura maior e sempre projetada para o futuro, assim oferecendo à população um atendimento muito bom em vários setores, como saúde, educação, empregos e segurança. Os parques e as diversas áreas de lazer, o povo receptivo certamente é um diferencial importante de nossa cidade. Moro desde 1967 nesta cidade e tenho muito orgulho dela, pois todos que nos visitam de outros lugares sempre saem falando muito bem de Francisco Beltrão”.

 

Quem fala assim é o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), Davi Nesi, empresário que é natural de Francisco Beltrão.

 

No mesmo tom fala o presidente da Associação Empresarial (Acefb), Tarsizio Carlos Bonetti: “Nós acreditamos que Francisco Beltrão tenha se destacado como um bom lugar para se viver em virtude da educação, da infraestrutura, da segurança, de uma cultura de um povo acolhedor, da cultura de um povo idealista, de uma posição geográfica no Sudoeste do Paraná muito bacana, de uma ocupação do solo muito bacana. No nosso relevo há plantas, há matas, cria um clima muito gostoso, muito favorável. São muitas as variáveis que tornam Francisco Beltrão, e região também, um local muito bom para se viver. E, claro, a gente fica feliz com isso e convicto de que podemos trabalhar ainda mais para tornar nossa cidade ainda melhor”.

 

 

Cidade inteligente
Desde que o site Estadão Blue Stúdio divulgou a matéria como “referência para outras cidades brasileiras”, o prefeito Cleber Fontana tem divulgado por todos os meios a conquista.


A matéria põe em destaque uma frase do prefeito de Camboriú, Fabrício Oliveira: “Uma cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no lugar mais alto do pódio”.


É o que o Cleber tem feito, desde sua primeira gestão (2017-2020). Ele adotou como slogan de seu governo “O melhor daqui é a nossa gente”.

 

Região central da cidade de Francisco Beltrão tem altos prédios e áreas verdes (foto: Leandro Czerniaski).



FONTE: Jornal de Beltrão | FOTOS: Jornal de Beltrão / Leandro Czerniaski