A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Lontra começará nesta quarta-feira (22) a aplicação da dose de reforço contra Covid-19. Será de segunda à sexta-feira, no período da manhã, das 07h30 às 11h30, na sala de vacinas na Unidade Central de Saúde, no Bairro Colina Verde.

 

A enfermeira e coordenadora de epidemiologia, Luziane Spada, explica quais os grupos preconizados. “Será para pacientes de 18 anos acima que tenham alto grau de imunossupressão, ou seja, que tenham alguma condição que diminui a sua imunidade, como por exemplo imunodeficiência grave, quimioterapia para câncer, transplantados em uso de drogas imunossupressoras, portadores de HIV/Aids, que fazem uso de corticoides em dose de 20 miligramas por dia de prednisona ou equivalente por 14 dias, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas crônicas, enfim. Todos devem apresentar comprovação médica. O intervalo para a dose de reforço deverá ser de no mínimo 28 dias da última dose do esquema básico, ou seja, da segunda dose ou para quem tomou a vacina de dose única” e acrescentou “também estaremos aplicando dose de reforço em idosos de 70 anos acima. Nesse caso, o intervalo deve ser de no mínimo seis meses da última dose do esquema básico, ou seja, da segunda dose ou para quem por ventura tenha tomado a vacina de dose única. As pessoas dessa faixa etária podem vir até a sala de epidemiologia ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, próximo à prefeitura, trazendo junto a carteirinha de vacinação da Covid-19 para agendar a data da dose de reforço. Quanto aos idosos que estejam acamados, pedimos que entrem em contato conosco pelo telefone 3538-1779 que iremos até a residência para aplicar a vacina” concluiu.

 

Dentre os medicamentos que os pacientes com imunossupressão fazem uso estão, metotrexato, leflunomida, microfenolato de mofetila, azatiprina, ciclofosfamida, ciclosporina, tacrolimus, biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimimabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe) e inibidores de JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe).

 

O secretário de Saúde, Valdecir Baldessar, disse que “o município está seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde e estará realizando a partir desta quarta-feira, dia 22, a aplicação da dose de reforço nos grupos prioritários, ou seja, em idosos acima de 70 anos e em pacientes de 18 anos acima com imunossupressão, mas lembramos que deve ser após já terem concluído o esquema básico. Pedimos às pessoas que se enquadram nestes grupos que tomem a dose de reforço. Em caso de dúvida entrem em contato conosco pelo telefone 3538-1779 ou pessoalmente na sala de epidemiologia” finalizou.

 

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça à toda população que siga as orientações das autoridades sanitárias, principalmente mantendo os cuidados de higiene, uso de máscara e evitando aglomerações.

 

Foto/Legenda: Começa nesta quarta-feira (22) aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 em Salto do Lontra (foto arquivo).



FONTE | FOTO: Assessoria/Prefeitura Municipal de Salto do Lontra