Prefeitos e equipes de planejamento das prefeituras se reuniram, nesta quinta-feira (23), na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e decidiram, por unanimidade, encaminhar à Itaipu Binacional um pedido de 126 quilômetros de calçamento para toda a região, sendo 3 quilômetros para cada município.

 

A reunião desta quinta-feira foi uma sequência da visita feita pela diretoria da Amsop ao diretor brasileiro da Itaipu, general Ferreira, no último dia 13. Na ocasião, o general demonstrou a possibilidade da Itaipu em investir na infraestrutura do Sudoeste.

 

“Independente do tamanho do município, 3 quilômetros de calçamento foi o consenso a que chegamos para dar isonomia às prefeituras. Nesses momentos, o Sudoeste sempre se une para garantir mais desenvolvimento e qualidade de vida aos municípios e à população”, declarou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani.

 

O vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, destacou que, nos quase 40 anos da Itaipu, é a primeira vez que a usina manifesta essa probabilidade em investir no Sudoeste. “A Itaipu quer deixar a sua marca na nossa região”, complementou Cleber.

 

Agora, as prefeituras devem apontar - em um formulário eletrônico que será encaminhado pela Amsop - os trechos para a execução do calçamento, um histórico das comunidades que serão contempladas, bem como, se é rota para o transporte escolar, escoamento da produção ou ligação com demais comunidades ou perímetro urbano.

 

“A Itaipu tem muito do suor do povo do Sudoeste. Muitas pessoas saíram da nossa região para ajudar a construir a Itaipu”, ressaltou o prefeito de Planalto, Luiz Carlos Boni.

 

Posteriormente, a Amsop irá encaminhar à Itaipu um projeto global com as indicações das prefeituras para o calçamento, e, então, se tudo estiver conforme as diretrizes de investimento da companhia, as obras serão executadas.

 

Para o prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, “o Sudoeste não pode deixar escapar esta grande oportunidade”, e, ainda, “continuar unido pela implantação da Estrada-Parque Caminho do Colono”, entre Capanema e Serranópolis do Iguaçu.

 

A frente de honra da reunião contou, ainda, com o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu - que exaltou a união do Sudoeste na busca de projetos para a integração regional, como um ramal da Nova Ferroeste, e um programa de energia fotovoltaica em parceria com a Copel - e o prefeito de Sulina, Paulo Horn.



FONTE | FOTOS: Assessoria/Amsop