O chefe da Casa Civil do governo do estado, Guto Silva, esteve na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) nesta quinta-feira (30), onde realizou a entrega de kits robótica para colégios estaduais nos municípios de Francisco Beltrão, Ampére, Capanema, Marmeleiro, Pinhal de São Bento e Renascença. Os kits estão inseridos no programa estadual “Robótica Paraná”, que prevê investimentos da ordem de R$ 480 milhões para a modernização de 250 colégios estaduais do Paraná.

 

“Nos próximos 20 anos, grande parte das profissões que vão surgir, irão passar pela tecnologia. E nós identificamos que a robótica tem dois elementos interessantes: primeiro, torna-se atrativa para os alunos, e, também, permite que um aluno da rede pública tenha acesso a essa estrutura. Mesmo entre as escolas privadas, são poucas as que possuem kits como esses que entregamos”, declarou Guto Silva.

 

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Lurdinha Bertani, explicou que “será escolhido um professor em cada colégio, que irá receber capacitação para ministrar as aulas de robótica, e poderá abranger os alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio”.

 

O município de Francisco Beltrão foi o único da região a ter dois colégios estaduais contemplados com os kits, são eles o Tancredo Neves e o Vicente de Carli. “Esses kits vão levar para dentro da sala de aula tudo aquilo que a gente tem de melhor em tecnologia, para agregar ao desenvolvimento intelectual e despertar habilidades nos alunos. A geração de hoje é muito tecnológica, apenas o quadro, o giz e o caderno já não mantém mais a atenção do aluno”, afirmou o vice-presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

 

Já para o diretor do Colégio Cívico-Militar Vicente de Carli (Francisco Beltrão), Leandro Gonçalves, que representou todos os sete colégios contemplados na frente de honra, “é um grande passo para a educação do Paraná. E, com esses kits, vamos preparar os nossos alunos para que ocupem posição de destaque no mercado de trabalho”.

 

Também estiveram presentes na solenidade, os prefeitos Américo Bellé (Capanema), Paulo Falcade (Pinhal de São Bento), Paulo Pilatti (Marmeleiro), Idalir Zanella (Renascença). O prefeito de Ampére, Disnei Luquini, enviou representante. Na frente de honra, ainda, os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa), Wilmar Reichembach, Paulo Litro, Nelson Luersen, Luiz Fernando Guerra e Gugu Bueno, bem como o vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, presidente da Câmara Municipal de Francisco Beltrão, Quintino Girardi, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, Major Pitz, e comandante do 10º Grupamento de Bombeiros, Major Soster.

 

Relação dos colégios contemplados com os kits robótica:

 

- Tancredo Neves (Francisco Beltrão)

- Vicente de Carli (Francisco Beltrão)

- Cecília Meireles (Ampére)

- Colégio Estadual de Marmeleiro (Marmeleiro)

- Padre José Junior Vicente (Renascença)

- Presidente Vargas (Pinhal de São Bento)

- São Cristóvão (Capanema)



FONTE | FOTOS: Assessoria/Amsop