Assessoria - A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Ampére em parceria com a Assessoar (Associação de Estudos e Orientação para Pequenos Agricultores) realizou na tarde desta segunda-feira, 22, a inauguração de uma cisterna na comunidade de Santa Apolônia. A unidade foi construída na propriedade agroecológica de Luis Freire. A Assessoar foi a responsável pelo acompanhamento do projeto enquanto a Prefeitura Municipal viabilizou os materiais e a mão-de-obra para a construção.
Luis Freire é técnico agrícola em agroecologia e desde 2008 não utiliza agrotóxicos em sua propriedade. Neste ano, foi premiado com o selo de propriedade agroecológica. O agricultor produz frutas, hortaliças e tubérculos para entrega aos programas de aquisição de merenda escolar como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A cisterna, por meio do armazenamento de até 30 mil litros de água, vai beneficiar a produção na propriedade. “Aqui na nossa comunidade temos esse fator limitante que é a falta de água. Agora, no entanto, vamos poder potencializar nossa produção”, explica Freire.
Além dos benefícios para o produtor e para o meio ambiente, os alunos do município também serão favorecidos. “Com o aumento da produção, o agricultor vai atender ainda mais a demanda do município e nossos alunos vão consumir alimentos sem agrotóxicos”, comenta o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Diarci de Souza.
No total, a Assessoar em parceria com a Prefeitura já realizou anteriormente a construção de três outras cisternas em escolas rurais do município. “Temos esse trabalho conjunto com a Prefeitura e estamos sempre em busca de novos parceiros pra execução de projetos”, diz a presidente da Assessoar, Ivete Bianchini.
O evento contou com a presença do prefeito Helio Alves, do secretário de Agricultura, Diarci de Souza, da presidente da Assessoar, Ivete Bianchini, servidores da pasta, além dos membros da família beneficiada e dos responsáveis pela execução da obra.