Cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros, realizarão a prova do Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica, neste ano. As escolas públicas (com mais de dez alunos) de 5º e 9º ano do ensino fundamental e de 3ª e 4ª série do ensino médio serão avaliadas em língua portuguesa e matemática.


Essas mesmas etapas da educação básica serão avaliadas em formato amostral nas escolas privadas. Também serão aplicadas provas de língua portuguesa e matemática para o 2º ano do ensino fundamental em uma amostra de escolas públicas e particulares.


O Saeb ainda avaliará, de forma amostral, as áreas de ciências humanas e ciências da natureza no 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.


Nesta edição, a avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, será amostral, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa.


A provas são realizadas em horário regular de aula.


Em Salto do Lontra, os alunos do 9º ano da Escola Estadual do Bairro Itaipu fizeram a prova na última sexta-feira, 12 de novembro.


Já os estudantes do 9º ano da Escola Estadual Jorge de Lima farão a avaliação nesta quinta-feira (18), nos períodos da manhã e tarde.


Os formandos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida também participação do exame amanhã (18), nos três períodos de aula.


É muito importante que todos os alunos pertencentes a estas turmas estejam presentes, nesta quinta-feira (18), para realizar a avaliação. Serão tomados todos os cuidados de prevenção à pandemia causada pela Covid-19.


No Brasil, a estimativa é que mais de 6 milhões de alunos participem do Saeb em 2021.


Realizado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.


Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.



FONTE: Redação/Rádio Independência | IMAGEM: Reprodução/Site/Inep